Na foto:Equipe do projeto Araxá da St George
Cauê Paul Araújo, diretor de desenvolvimento corporativo; Thiago Amaral, diretor operacional e ESG, e o diretor Wanderley Basso.
Uma das maiores siderúrgicas do mundo, a Fangda assinou, no dia 15 de janeiro, um acordo comercial no modelo offtake and project finance com a St George. O acordo prevê, entre outras iniciativas, a concessão à Fangda de direitos exclusivos para adquirir 20% dos produtos de nióbio por um período de cinco anos.
“O relacionamento com a Fangda — por meio de suporte financeiro e técnico, bem como o desenvolvimento da mina — é outro marco importante. É um reconhecimento da posição estratégica do Projeto Araxá como um potencial fornecedor global de produtos de nióbio”, afirmou John Prineas, presidente executivo da St George Mining.
Além do fornecimento de apoio financeiro para o desenvolvimento do Projeto Araxá, por meio de um empréstimo como pré-pagamento pela aquisição da produção, o acordo entre a Fangda e a St George inclui consultoria técnica com suporte para o desenvolvimento e a construção da mina na cidade de Araxá, em Minas Gerais. O grupo chinês é também um relevante fabricante de equipamentos indústrias para mineração.
A capacidade da St George de atrair gigantes globais como a Fangda é uma prova do potencial do Projeto Araxá, além de reconhecer o gerenciamento de alto desempenho para impulsionar o desenvolvimento da operação. “A nossa meta é contribuir para o desenvolvimento do mercado global de nióbio”, afirma Thiago Amaral, diretor de desenvolvimento e ESG da St George.
Fangda: um gigante da siderurgia em alto crescimento
A Fangda produz aproximadamente 20 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos por ano, ocupando a 16ª posição entre os maiores produtores de aço do mundo. A empresa está expandindo sua capacidade para 50 milhões de toneladas por ano (mtpa), o que tem o potencial de torná-la uma das cinco maiores produtoras de aço do mundo.
A Fangda é uma grande consumidora de produtos de nióbio, essenciais para seus produtos de aço de alta resistência usados em construções, pontes, navios, automóveis e equipamentos pesados de mineração. O grupo é ainda um importante player no mercado de baterias com fornecimento de grafite.
Miriam Kênia Carvalho
31.98896.4566
[email protected]