Flávio Roscoe
Criativa, inovadora e tecnológica – sobretudo, inclusiva e transformadora. É assim a indústria da moda que vamos mostrar à sociedade mineira na 24ª edição do Minas Trend, no Expominas, de 9 a 12 de abril. No período, 187 marcas, em 253 estandes, vão expor a qualidade dos produtos que fabricam nos segmentos do vestuário, joias e bijuterias, calçados e bolsas e no setor têxtil. Embalado pelo otimismo das empresas expositoras, em linha com o ambiente de confiança que marca o início do novo governo, as perspectivas são as melhores e, com certeza, mais uma vez, o Minas Trend baterá recordes.
Na verdade, ao longo de sua existência de 12 anos e 24 edições, o Minas Trend contribuiu de forma expressiva para o fortalecimento da cadeia produtiva da indústria da moda mineira que se uniu solidariamente em torno da Fiemg para construir o maior e mais prestigiado evento do setor focado no que é mais relevante para as empresas: geração de negócios, com criação de mercados no país e em importantes centros internacionais de consumo de produtos de qualidade. Nas 23 edições realizadas, contabiliza-se números espetaculares, com recordes sendo batidos em quesitos como número de estandes, visitantes, jornalistas e compradores de todos os continentes.
São, com certeza, números que reafirmam a importância estratégica da cadeia produtiva da indústria da moda para Minas Gerais. O setor é o segundo maior empregador do estado, com nove mil empresas (13,4% de todas as empresas existentes no estado), 127 mil empregos diretos, que correspondem a 12,2% de todos os empregos gerados pelo setor industrial. Além de sua notável importância econômica, a indústria da moda é fundamental também no campo social, como geradora intensiva de empregos em todas as regiões do estado em razão da capilaridade de suas nove mil empresas. Não existe, com certeza, um único município mineiro, entre os 853, onde não haja empresários produzindo moda, gerando emprego e distribuindo renda.
Sem nos afastarmos do nosso foco principal de criar mercado e gerar negócios para a indústria mineira da moda, nas duas últimas edições do Minas Trend nossa preocupação foi priorizar ampla reflexão sobre a sustentabilidade econômico-financeira do evento e, a um só tempo, abri-lo à ampla participação da sociedade. Esse esforço faz parte, aliás, de uma grande mobilização em todo o Sistema FIEMG. Nossa missão é promover a indústria em sintonia com os interesses da sociedade – sempre visando redução de despesas e aumento de receitas.
O Minas Trend é, certamente, um exemplo de que os resultados já alcançados indicam que estamos no rumo certo. Conseguimos adequar o orçamento do evento à realidade da economia brasileira e do Sistema FIEMG neste momento. Da edição de abril de 2018 para esta que acontece neste mês, a redução dos custos é superior a 30%.
Com as inovações introduzidas na programação, a sociedade terá amplo acesso aos eventos culturais, gastronômicos e de conteúdo programados para os quatro dias do evento. As atrações são muitas e variadas. A Orquestra de Câmara Sesiminas convida Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum. A Feirinha Aproxima, na gastronomia, acontecerá dentro do Expominas nos dias de evento. E palestras com especialistas em moda e comportamento, reconhecidos nacionalmente, serão apresentadas.
Também trouxemos novos parceiros para o Minas Trend e que são da maior relevância. Refiro-me em especial às indústrias do setor têxtil que nos apoiam com entusiasmo e que passam a participar do salão de negócios, apresentando a força de um segmento histórico e fundamental para o estado.
A indústria têxtil mineira fabrica tecidos de qualidade, dos quais os grandes mercados do Brasil e do mundo não abrem mão. Mais que centenário, o setor está nas origens da moderna e diversificada indústria que temos hoje em nosso estado. A indústria têxtil merece o nosso reconhecimento e é muito bom tê-la no Minas Trend.
Sentimo-nos verdadeiramente gratificados, pois a oportunidade de abrir os portões do Minas Trend à população nos permite reafirmar a crença de que indústria e sociedade caminham juntas e comungam das mesmas aspirações, das mesmas demandas e das mesmas expectativas. Sonhamos os mesmos sonhos: recolocar o nosso país e o nosso estado nos trilhos do crescimento econômico e fazer dele instrumento de bem estar e qualidade de vida.
Como propõe o tema criado pelo estilista Ronaldo Fraga, diretor-criativo do Minas Trend, celebramos dias de sol para a cadeia produtiva da indústria da moda. E buscamos dias de sol também para o nosso país e para Minas Gerais. Sem nuvens no horizonte.
Flávio Roscoe é presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Sistema Fiemg)