Crédito: Wagner Carvalho | Alunos aprendem cinema na periferia de Uberlândia
Crianças e adolescentes de Uberlândia-MG, que vivem em condição social menos favorecida, estão tendo a oportunidade de aprender cinema. Esse é um dos grandes objetivos do projeto CineOLHAR, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde o início de março deste ano, chegou ao bairro Shopping Park, levando a esse público vivência da arte por meio de novas mídias.
Em 2023, oficinas e workshops conduzidos por especialistas na área, ensinam aos 27 alunos linguagem audiovisual abordada com foco nos principais gêneros: ficção, documentário, videoclipe e animação.
De forma teórica, técnica e vivencial os participantes do projeto CineOLHAR são imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem/edição, que possibilitarão ferramentas para retratar o cotidiano e a comunidade, na qual estão inseridos, em um novo olhar sobre o ordinário e o extraordinário da vida.
O projeto é iniciativa da proponente Aline Miguel e faz parte das oficinas oferecidas no Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Algar.
Com o intuito de dar continuidade ao percurso no campo da arte-educação em audiovisual, o desejo de Aline é promover o potencial criativo e expressivo de crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de um novo olhar sobre o dia-a-dia deles, além de colaborar para a democratização e descentralização da produção artística e cultural.
“Nós queremos ensinar a essas crianças e adolescentes novas possibilidades de leitura do cotidiano, por meio da vivência e experiência com a linguagem audiovisual. Essa modalidade artística tem um grande poder sedutor para levar esse público para o universo da arte. Queremos transformar os participantes em atores, diretores de arte e fotografia, cinegrafistas, produtores executivos, editores, dividindo funções e alternando atuações, numa perspectiva em que o individual dinamiza o coletivo, percebendo-se como agentes culturais e atores sociais”, defende Aline Miguel.
Segundo a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, o Programa Transforma busca parcerias e projetos que aconteçam no contraturno escolar e que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social durante todo o ano, oferecendo oficinas que possam ampliar o universo cultural. “Aqui no Instituto Algar, acreditamos na arte e na cultura para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, e buscamos sempre apoiar inciativas como as do projeto CineOLHAR, que possibilitam fortalecer o nosso propósito e missão de transformação na vida delas”, afirma.
As oficinas são semanais e realizadas no Estação Vida (Instituição Social situada no bairro Shopping Park).
Dentro da programação, os alunos participarão ainda de quatro workshops com especialistas da área, abordando os temas: cinema, documentário, cenografia, figurino e maquiagem artística.
Apresentação ao público
Após a conclusão de todo processo de aprendizado, os alunos vão ter a oportunidade de postar seus vídeos na internet e será realizada uma mostra de vídeos itinerante, que circulará por escolas públicas e instituições do entorno da região onde os alunos são atendidos, possibilitando que outras crianças e adolescentes tenham contato com as produções artísticas do projeto, e também na região central de Uberlândia, em evento aberto a toda comunidade, oportunizando a extensão daquilo que foi vivenciado nas oficinas à sociedade.
“Nós queremos potencializar a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados do projeto na internet e em mostras voltadas gratuitamente à comunidade. Será uma grande comemoração da democratização da arte, incluindo social e culturalmente esse público, descentralizando a produção artística e cultural”, finaliza Aline Miguel.
Sobre o Instituto Algar
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.
São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto, que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.
Serviço
O quê: Oficinas e Workshop Projeto CineOLHAR
Quando: Acontecem semanalmente
Onde: Estação Vida – em Uberlândia-MG
Quem: Crianças e adolescentes em condição social menos favorecida
Mais informações
Érica Magalhães
Assessora de Imprensa
(34) 99199-9944