Durante quatro semanas serão exibidos episódios com autora portuguesa, indígena, de literatura erótica e poeta transexual
O podcast #Rabiscos lança, nesta quinta-feira (7) a temporada “Margens: vozes das mulheres na literatura”, para celebrar a pluralidade de produções durante o mês de março. Lançado em setembro de 2018, o podcast literário apresentado pela jornalista Jéssica Balbino e pelo escritorTadeu Rodrigues possui episódios semanais hospedados em diferentes plataformas de streaming.
Para esta temporada, que terá episódios com entrevistas exclusivas durante todo o mês de março, foram entrevistadas quatro mulheres que produzem literatura em diferentes partes do país – e até fora dele.
A curadoria é de Jéssica Balbino, que possui o projeto Margens – de valorização de produção literária feita por mulheres e dá origem ao podcast – e traz, no primeiro episódio, a poeta portuguesa Calí Boreaz, que lançou recentemente o livro “outono azul a sul”. No bate-papo ela declama uma poesia e fala sobre como o mundo pode ser bonito se olhado com ternura e espanto.
Durante o mês, os ouvintes poderão conferir episódios também com a escritora indígena Márcia Wayna Kambeba, autora do livro “Ay Kajyri Tama: eu moro na cidade” e que atualmente vive no Pará.
Na sequência, a jornalista Seane Melo, autora dos e-books “Ao vivo em Goiânia: quatro contos de patroa” e “O primo de Aziz” e apresentadora do podcast da inciativa Mulheres Que Escrevem falou sobre literatura erótica.
Para encerrar, a poeta e artista Kika Sena, de Brasília (DF) falou sobre transexualidade e corpos na poesia brasileira. Ela é autora do livro“Periférica”, publicado pela padê editorial.
“Estou muito feliz com a gravação desta temporada. Foi pensada com muito carinho e entusiasmo e foi bem difícil chegar a quatro nomes apenas. As mulheres têm produzido muito e lançado trabalhos incríveis. A ideia do podcast é conversar e ouvir mais estas mulheres. Acho que conseguimos nesta primeira tentativa”, disse Jéssica Balbino.
Com exceção do episódio de lançamento – que foi ao ar na quinta-feira por causa do Carnaval – os demais episódios entram ao ar às terças-feiras. Esta foi a primeira temporada temática produzida pelo podcast, que já entrevistou autores premiados como Marcelino Freire, Aline Bei, Gisele Mirabai, Giovana Madalosso, Matheus Leitão, entre outros. A expectativa é de que novas temporadas sejam feitas ao longo do ano.
“Queremos trazer outros temas e acrescentar diversidade às nossas pautas, cada vez mais. Foi muito importante gravar com as mulheres e entender essa pluralidade que é a literatura feita pelas mulheres, não só no Brasil, mas no mundo. Agora, vamos trabalhar para trazer outros temas aos nossos ouvintes”, destacou Tadeu Rodrigues.
Serviço – Para conhecer e ouvir o podcast #Rabiscos, acesse:www.margens.com.br/podcastrabiscos