A realização é da Liga Brasileira de Editoras e da Bibliomundi, com curadoria de mesas e debates pensada para aqueles que trabalham com o livro em diversas áreas.
Em sua 4ª edição, a proposta é aproximar o negócio livreiro de outras frentes da indústria criativa e ser direto ao ponto, com temas que pegam no dia-a-dia de uma editora.
Conheça a programação
✔️ 09h – E esse tal de marketplace?
Direto ao ponto, é isso que uma editora quer: o que é preciso entender e fazer para começar a vender direto através de outros canais? O marketplace pode fazer diferença no resultado comercial da sua editora? Quem é quem nesse “place”?
| Convidados |
Ana Maia – Marketplace Manager na Estante Virtual
Alexandre Martins Fontes – Diretor Executivo na Editora WMF Martins Fontes e Martins Fontes Paulista
Gilmar R. Cosmo Jr – Diretor em A Página Distribuidora de Livros
Mediador: Eduardo Cunha – Diretor da Bookinfo
✔️ 10h30 – Números de mercado e a questão das listas: onde estão os números das editoras independentes e dos nichos?
Como aplicar a inteligência dos dados e números de vendas do mercado à rotina de editoras independentes? Enquanto isso, nenhuma lista de mais vendidos parece cobrir a realidade das editoras, livrarias independentes, o mercado de ebooks e outros segmentos.
| Convidados |
Daniel Louzada – Livreiro da Livraria Leonardo da Vinci
Ismael Borges – Associate Manager na Nielsen Brasil
Lizandra Magon De Almeida – Diretora editorial da Pólen Livros
Mediador: Volnei Canonica – Presidente do Instituto de Leitura Quindim e Diretor do Clube Quindim
✔️ 11h45 – Processos pra que te quero: colocar a casa em ordem pode te ajudar a salvar o $
Espaço para trocar experiências concretas de como uma editora pode economizar adotando medidas simples e práticas de processos e os serviços disponíveis para ajudar.
| Convidados |
Eliete Cotrim – Gerente Comercial na Editora 34
José Adriano Vendemiatti – Diretor de Sucesso do Cliente na Omie
Francisco Melo Junior – Head de Contabilidade na ContSimples
Ricardo Costa – CEO da Metabooks Brasil
Mediador: Bruno Mendes, CEO do coisadelivreiro e sócio do PublishNews
✔️ 14h – Ser a agulha no palheiro: como se diferenciar em um mercado de similares
Tem quem saiba fazer diferente em mercados saturados de mesmice. Vamos conversar sobre como marcas estão usando recursos de produção e uma boa dose de branding e design para fazerem a diferença na hora de se destacar e crescer no comercial.
| Convidados |
Arturo Isola – CEO Amazzoni Gin
Carolina Marussig e @Maria Carolina Quintanilha – Fundadoras da Siga Carolinas
Luana Marques – Coordenadora de marketing na Gráfica Forma Certa
Mediadora: Andréia Martinz, Gerente de Marketing na Bibliomundi
✔️ 15h – Curadoria: do pessoal à inteligência artificial, tudo são dados
A forma de conhecer seu cliente – ou leitor – está mudando, nem tudo é feeling, muito mais são dados. Saber fazer as melhores sugestões e ter uma curadoria de loja relevante tem a ver com
acompanhar de perto o que ele quer, compra e diz.
| Convidados |
Camila Cabete – Senior Content Relations Manager na Kobo
Volnei Canonica – Diretor do Clube Quindim
Mediador: Leonardo Neto – Editor do PublishNews
✔️ 16h – Meu livro imigrante: apresentando o cenário e soluções para internacionalização do livro
A questão da territorialidade do livro, direito autoral, licenciamento, distribuição e as novas fronteiras comerciais por quem sabe na prática.
| Convidados |
André Bacil – Diretor Comercial na Bibliomundi
Fernanda Dantas- Gerente de Relações Internacionais na CBL – Câmara Brasileira Do Livro
Bia Alves – International Sales Manager at HarperCollins
Sintia Mattar – Sócia-diretora da Trevisan | Mattar Consultoria em Direito Autoral
Mediador: Ricardo Costa – CEO da Metabooks Brasil
✔️ 17h – Livro para todos: inclusão se faz com acessibilidade
O que uma editora precisa saber sobre livro acessível para se adaptar às normas? Investir em acessibilidade é atender a demanda do mercado e dos novos editais. Como entender esse leitor de maneira inclusiva e não apenas pensando na acessibilidade como regra?
| Convidados |
Marcos Lima – Jornalista e YouTuber
Sabrina Pózes – Jurídico Liga Brasileira de Editoras
Reinaldo Ferraz – Gerente de Produto e Especialista em Desenvolvimento no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
Mediadora: Lara Kouzmin-Korovaeff – Produtora Editoral e Designer na Semente Editorial