Espetáculo Balaio Popular reforça as tradições do interior do país
A cidade de Indianópolis, localizada no Triângulo Mineiro, será palco de uma grande celebração cultural nesta quinta-feira, 22 de agosto. O Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG, que celebra 30 anos neste ano, levará à comunidade a peça “Balaio Popular”, uma das produções mais clássicas e aclamadas do grupo, em uma apresentação gratuita, às 20 horas, na Praça Urias José da Silva.
A apresentação é uma maneira de celebrar as três décadas de atuação do Grupontapé no cenário cultural. A praça de Indianópolis se transformará em um grande palco ao ar livre, proporcionando à população a chance de vivenciar uma experiência única, em que a cultura, a diversão e a religiosidade, temas centrais da obra do Grupontapé, serão celebrados.
O Grupontapé escolheu a peça Balaio Popular, que acompanha a trupe há pelo menos 20 anos, para brindar o aniversário com comunidades onde a cia. de teatro ainda não se apresentou.
A peça é uma combinação vibrante de música, dança e teatro, trazendo à tona a alegria e as tradições populares, bem ligada aos costumes interioranos, especialmente de Minas Gerais, estado que receberá esse projeto do Grupontapé.
Com circulação por diversas cidades do país e até no exterior, o espetáculo promete encantar o público ao reviver lendas, brincadeiras e cantigas que remetem à infância e às raízes mineiras.
O cenário, composto por um círculo de balaios, convida o público a mergulhar em um universo cheio de vida. Com duração de 30 minutos, o espetáculo conta com a participação de duas atrizes, dois atores e um músico, sob a direção de Fernando Limoeiro, especialista em teatro de rua e cultura popular.
“Será uma ótima oportunidade para a população se divertir em família com uma peça teatral totalmente gratuita”, comenta Kátia Bizinotto, atriz e co-fundadora do Grupontapé.
Acessibilidade
O espetáculo será acessível. Para garantir a participação de todos, a apresentação contará com audiodescrição (AD) e intérprete de Libras. “Nós queremos democratizar a cultura, abrindo espaço para as pessoas com deficiência visual e surdas. Uma forma de ampliar o público que terá acesso ao espetáculo”, comenta a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Katia Lou.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz o que é visual, ou seja, as imagens, em palavras. Nos espetáculos teatrais, assim como nas demais audiodescrições de materiais em movimento, os condutores descrevem a maior quantidade de elementos possíveis para levar o espectador para dentro da cena, e isso inclui utilizar linguagem condizente e entonação interpretativa que transmita ao usuário as sensações existentes para quem está enxergando.
O espetáculo do Grupontapé é audiodescrito pela empresa AD Em Todos os Cantos. A trupe faz parte da história da audiodescrição profissional da cidade de Uberlândia e da empresa, já que foi o primeiro grupo de teatro a ter um roteiro de audiodescrição de espetáculo escrito em co-autoria, ou seja, por duas pessoas com baixa visão. “Depois disso, em poucos meses, já fizemos mais de 15 peças teatrais só na região. É muito importante que mais pessoas conheçam o recurso e frequentem os teatros e espaços culturais. Ter acessibilidade é um passo para alcançar cada vez mais pessoas”, comenta a diretora da empresa AD Em Todos os Cantos, Mylena Rodrigues.
“O espetáculo, além de estar totalmente acessível, é voltado para todas as idades, por isso aguardamos as famílias para celebrarmos a nossa cultura”, convida Kátia Bizinotto.
Celebração dos 30 Anos do Grupontapé
A apresentação em Indianópolis faz parte das comemorações pelos 30 anos do Grupontapé, integrando o projeto “Grupontapé 30 anos – Balaio Popular – Circulação Triângulo Mineiro”. Este projeto é incentivado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), que visa levar a cultura mineira a diversas cidades da região.
A realização do evento é uma parceria entre o Grupontapé e o movimento “A Liberdade Mora em Minas”, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com apoio do Governo de Minas Gerais e do Ministério da Cultura.
Serviço:
Evento: Espetáculo “Balaio Popular”
Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Praça Urias José da Silva, Indianópolis-MG
Entrada: Gratuita
Ficha Artística e Técnica:
Roteiro: Katia Lou
Direção: Fernando Limoeiro
Elenco: Katia Lou, Breno Maia, Eluhara Rezende, Rafael Patente, Kátia Bizinotto e Luiz André
Músico: Fábio Tannús
Figurino e adereços: Flávio Arciole
Produção: Balaio do Cerrado Produtora
Realização: Grupontapé
Mais informações
Érica Magalhães
Assessora de Imprensa
(34) 99199-9944