Foto acima: Juan Pablo Villalobos – crédito: Ana Schulz
O Sesc SP compartilha com o Fliaraxá a presença de três importantes autores internacionais no Brasil: Valter Hugo Mãe, Gonçalo Tavares e Juan Pablo Villalobos. Nesta parceria, os escritores conversam com o público em três unidades na cidade de São Paulo (Sesc Vila Mariana, Sesc 24 de Maio e Sesc Avenida Paulista) e seguem para Araxá, onde se apresentam no festival mineiro, que está em sua sétima edição, reunindo mais de 80 autores, entre 27 de junho e 01 de julho, no Grande Hotel de Araxá. Todas as atividades são gratuitas.
Valter Hugo Mãe abre as atividades do Pré-Fliaraxá, no dia 18/06, segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal de Araxá. No evento, o autor vai falar sobre sua vida e obra e assinar as reedições dos livros “O Remorso de Baltazar Serapião”, vencedor do Prêmio Literário José Saramago e “O Paraíso são os Outros”, que acaba de ganhar edição inédita ilustrada pelo autor. Ambos publicados pela Editora Globo. No dia seguinte, 19 de junho, terça-feira, às 20h, Valter Hugo repete o tema no Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – Vila Mariana/SP).
Gonçalo Tavares estará no dia 26 de junho, terça-feira, às 19h30, no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio,109, Centro/SP) para falar sobre o tema “Literatura e Imagens”, em uma atividade do “Sempre Um Papo”. Ensaísta, dramaturgo, professor e escritor, considerado a grande voz do romance português contemporâneo, com obras traduzidas para mais de 30 línguas, em 46 países, Gonçalo Tavares nasceu em Luanda, Angola e mudou-se em seguida para Lisboa. Considerado um Kafka português, recebeu os mais importantes prêmios da língua portuguesa, como o Portugal Telecom, em 2007; o Prêmio José Saramago, em 2005, e o Prêmio LER/Millennium BCP, em 2004, com o romance “Jerusalém”. O autor participa, nos dias subsequentes, da programação do Fliaraxá, em diversas atividades.
No dia 28 de julho, quinta-feira, às 19h30, no Sesc Avenida Paulista, o escritor mexicano / catalãoJuan Pablo Villalobos participa de debate no lançamento do livro “Ninguém Precisa Acreditar em Mim”, editado pela Companhia das Letras. Na obra, o autor mistura ficção a fragmentos da própria biografia, contando a história de um jovem mexicano prestes a viajar para Barcelona para cursar um doutorado “sobre os limites do humor na literatura latino-americana do século XX”. Juan Pablo Villalobos nasceu em 1973 em Guadalajara, México. Os livros “Festa no Covil” (2010), “Se vivêssemos em um lugar normal” (2012) e “Te vendo um cachorro” (2015) formam a chamada trilogia mexicana. O Sesc Avenida Paulista fica na Av. Paulista, 119 – Bela Vista/SP. Todas as atividades tem entrada grátis.
No dia 29 e 30 de junho, Juan Pablo participa de diversas mesas do Fliaraxá