“Tempo de Águas” é um texto da dramaturga Patricia Zangaro, autora argentina de diversos textos teatrais
Crédito: Thaneressa Lima
O espetáculo “Tempo de Águas” é um dos clássicos trabalhos do Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia, que completa este ano 29 anos de atuação. Sob a direção de Inês Peixoto (Grupo Galpão- BH), a peça aborda o universo feminino, provocando, durante o encontro com a plateia, uma reflexão feita com muita sensibilidade sobre a história de duas mulheres, uma velha e a outra jovem. Confinadas por causa de uma tempestade, as duas refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Esse encontro inesperado traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.
“Tempo de Águas” é um texto da dramaturga Patricia Zangaro, autora argentina de diversos textos teatrais, que coleciona muitos prêmios. Suas obras têm sido traduzidas para o português, inglês e francês. O Grupontapé é a primeira companhia de teatro a montar esse texto, no Brasil. No elenco, estão as duas atrizes co-fundadoras do Grupo: Kátia Bizinotto e Katia Lou e, na retaguarda, toda a equipe da trupe envolvida no processo.
Uberaba é, juntamente com Belo Horizonte e Uberlândia, uma das cidades em que o Grupontapé levará a atração. A apresentação será no dia 15 de novembro, às 20 horas, no Teatro Sesi Minas. O público pode retirar as senhas gratuitas para acompanhar o espetáculo uma hora antes, na bilheteria do teatro.
Apoio
A apresentação do espetáculo faz parte do projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”, por meio do qual o Grupontapé leva em 2023 a 11 municípios brasileiros atividades artístico-culturais. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários. Em Minas Gerais, o grupo passará por Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás, Ipameri e em São Paulo, Santos.
Todas as atividades são gratuitas e voltadas para diferentes públicos. Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano-meio ambiente.
Cada cidade visitada terá uma programação própria, montada a partir do diálogo com agentes culturais locais, cumprindo a missão do Grupo que é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.
Em Uberaba, o projeto tem o patrocínio da Usina Uberaba e o Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi selecionado através da “Chamada Instituto Cultural Vale 2022” que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal.
Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda.; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Maqnelson Agrícola Ltda. e Nativa Agronegócios & Representações Ltda.
Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. “É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura”, comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.
Programação para Uberaba – confira também nas redes sociais do grupo.
Espetáculo Tempo de Águas (apresentação única)
Data: 15/11/2023
Horário: 20h
Local: Teatro Sesiminas Uberaba – Praça Frei Eugênio, 231 – São Benedito, Uberaba – MG
Retirada de senhas 1 hora antes na bilheteria do teatro (entrada franca)
Serviço:
O quê: Projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Quando: 15 de novembro de 2023
Onde: Sesiminas em Uberaba-MG
Mais informações:
Érica Magalhães
Assessora de Imprensa
(34) 99199-9944