Foram apenas nove minutos e os ingressos se esgotaram. O encontro de Valter Hugo Mãe com o público de São Paulo, promovido em parceria com o Fliaraxá nesta terça dia 19, superou todas as expectativas. Foi assim também durante a passagem do autor português pelo Pré-Fliaraxá, na segunda, dia 18. Em Minas, o evento foi realizado no Teatro Municipal de Araxá em uma edição especial do Sempre um Papo.
Com os 608 lugares do Sesc Vila Mariana ocupados, o autor de Máquina de fazer espanhóis, compartilhou conhecimento e também muitos casos engraçados.
“Foi muito divertido. O Valter Hugo contou varias passagens da vida dele associadas a literatura e a formação”, conta Afonso Borges, responsável pela mediação do evento. Segundo o curador e idealizador do Fliaraxá, as pessoas saíram muito satisfeitas. “Ele autografou para cerca de 400 pessoas até uma hora da manhã. Foi muito bem recebido e foi uma alegria”, completa Afonso.
Para Rafael Nolli, responsável pela mediação durante o Pré-Fliaraxá, o que mais chamou atenção na passagem de Valter Hugo Mãe por Araxá o quanto ele conhece a música e a poesia contemporânea produzidas no Brasil hoje. “Eu vi um autor muito interessado no que se produzir e nesse sentido eu vi ali um poeta. Vi ali uma postura de poeta. Um escritor muito antenado, entendendo, percebendo as tendências e transformando isso em poesia”, detalha Rafael Nolli.
Valter Hugo Mãe é um homem de fala muito tranquila. Se mostrou atento aos detalhes e realmente muito interessado no que vem sendo produzido pela literatura brasileira. Para Rafael, esse jeito de ser se traduz nos textos que Valter Hugo Mãe. “Me explicou muito sobre o que ele é e como escreve”.
FLIARAXÁ
A sétima edição do Fliaraxá vai se realizar entre 27 de junho e 1 de julho nas dependências do Tauá Grande Hotel de Araxá, em Minas Gerais. Sempre carregado de conteúdo, o tema deste ano será “Alma, Leitura e Revolução”. No site www.fliaraxa.com.br está a programação detalhada.
O time de curadores é formado pelo criador do Festival, Afonso Borges, a professora Heloisa Starling, da UFMG, o jornalista Eugenio Bucci, da USP e o escritor Leo Cunha. Os curadores locais são Luiz Humberto França e Rafael Nolli. O Fliaraxá é uma realização da CBMM e do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Itaú, Cemig, Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria Municipal de Educação de Araxá, Fundação Roberto Marinho, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Academia Araxaense de Letras, TV Integração e Uniaraxá. Toda a produção do evento está a cargo da Rubim Produções.
Serviço:
VII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
Data: 27 de junho a 1 de julho – quarta-feira a domingo – ENTRADA GRATUITA
Local: Tauá Grande Hotel de Araxá – Barreiro – Araxá/MG
Informações: www.fliaraxa.com.br
Redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter em /fliaraxa
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – 31 99204.6367 – 3567.6714
Rômulo Medeiros – 31 99893.8887