Projeto fez adaptação e criou cineclube em parceria com a Mubi Brasil, disponibilizando filmes através de curadoria especializada
“Quando duas curadorias se unem, tudo fica mais incrível”, essa é a proposta da junção do projeto Cine Olhar com a Mubi Brasil – serviço temático de filmes via streaming – neste ano, em razão da pandemia. Além disso, o projeto oferece lives com diferentes personalidades do cinema. Nesta quinta-feira (29) às 18h ocorre a live com Eliana Café, diretora do filme “Era O Hotel Cambridge”, que entra em cartaz também nesta quinta.
Entre as novidades deste ano do projeto, para fortalecer a democratização do acesso ao cinema, a parceria com a Mubi Brasil oferece 90 dias grátis de acesso a filmes clássicos, independentes e artísticos disponíveis na plataforma e oferece ainda a sessão “Nosso Olhar”, com dicas feitas a partir da curadoria de Larissa Freitas.
“Nossa proposta é não só disponibilizar cinema gratuito, mas com qualidade e isso passa pelas indicações que fazemos de filmes, pela nossa comunicação com o público, que se dá através das nossas redes sociais, do nosso cineclube digital e também das lives que estamos promovendo”, destacou Larissa Freitas.
Além dos filmes disponibilizados gratuitamente, o Olhar Digital, inspirado nos cineclubes que ocorrem em todo mundo, organizou discussões virtuais e permite que todos interessados possam assistir aos filmes, conversar sobre e fomentar rodas de conversa respeitando o distanciamento social provocado pelo novo coronavírus (Covid-19).
Deste modo, através das lives pelo Youtube e redes sociais como de um grupo no Facebook, cinéfilos de qualquer parte podem se reunir e discutir sobre os filmes vistos através das plataformas. Todas as lives contarão com a tradução simultânea em LIBRAS para pessoas com deficiência auditiva. O link para conferir é http://bit.ly/grupocineolhar
“Até o ano passado, o projeto era presencial, agora, pela internet nos dá a oportunidade para que toda a população possa assistir a filmes que elas não teriam acesso seja nas salas de cinema ou até mesmo pelas plataformas de streaming que são pagas”, comentou a gestora do projeto, Valéria Freitas.
Live com Eliana Caffé
A próxima live do projeto será com a Eliane Caffé, diretora do filme “Era O Hotel Cambridge”,que entrará em cartaz na Mubi na última semana do mês. A live está marcada para esta quinta-feira às 18h nas redes do projeto.
Eliane Caffé formou-se em Psicologia e em 1988 partiu para Cuba para iniciar seus estudos de cinema na “Escola Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños”. Em 1990 viaja para Espanha com uma bolsa de pós-graduação para aprofundar sua formação humanista no “Instituto de Estética e das Artes” da Universidade Autônoma de Madrid.
De volta ao Brasil, segue a carreira de cineasta escrevendo e dirigindo curtas, longas metragens e séries de TV que vêm ganhando o reconhecimento da crítica e público em importantes Festivais e Mostras no Brasil e internacionalmente. Ao longo de sua trajetória a diretora vem construindo temáticas e abordagens cada vez mais implicadas com a exploração da linguagem audiovisual em “zonas de conflitos reais” – tanto no contexto rural do Brasil como nos grandes centros urbanos. Em seus trabalhos é visível a experimentação com a narrativa que interage com personagens reais e agrega repertórios de seus universos de vida como coletivos com voz própria. Mais do que personagens e cenários, esses coletivos atuam em pé de igualdade com a equipe técnica do filme em todo o percurso da realização da obra. Atualmente, está voltada para consolidar a pratica de pensar e produzir um cinema “polifônico”, “dialógico” e que se estenda muito além dos sets de gravações.
Sobre o projeto
O Cine Olhar é um projeto cultural realizado pelo Governo de Minas, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio do Grupo DME – Lei Estadual e da Donato Hospital de Olhos e OuroMix Concreto Usinado, pela Lei Municipal, promove gratuitamente desde 2016 exibições de obras cinematográficas coerentes com temáticas sociais, atrelando sempre o entretenimento e a cultura.
Serviço – Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas pelos links
www.cineolhar.com.br
www.instagram.com/_cineolhar
www.facebook.com/cineolharprojeto