O mês de março começou em Araxá, trazendo à cidade 2 dias de intensas comemorações, com a inauguração do Centro Cultural UNIARAXA. Um moderno espaço destinado à realização de eventos artísticos, culturais e educativos para Araxá e região. Com arquitetura inspirada nos paredões da Serra da Canastra, o complexo possui um teatro com capacidade para 642 pessoas e uma biblioteca com um acervo de mais de 50 mil livros. As obras do Centro Cultural foram viabilizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da CBMM, empresa araxaense sempre parceira nos grandes empreendimentos da cidade.
O complexo, com 6 mil m² de área construída, é 100% alinhado às normas de acessibilidade e segurança para oferecer conforto e tranquilidade para todos os públicos, e com certeza abrirá um novo horizonte no cenário da cultura e educação não só da cidade mas de toda a região, com oportunidade para artistas das mais diversas vertentes que ganham com o Centro um novo cenário de possibilidades. E conhecendo o empenho e entusiasmo do professor José Oscar de Melo reitor do UNIARAXÁ , e do Presidente da Fundação Cultural de Araxá, Prof. Dr. Fabricio Borges de Oliveira, não temos dúvidas de que o setor cultural e educacional em Araxá terá a partir de agora uma nova proposta de ofertas à comunidade local e regional. As festividades empreendidas para a inauguração já demonstram com clareza essa preocupação do reitor em agregar um grande espetáculo que marcou a inauguração do espaço na quarta feira dia 1º , com a solenidade de entrega da Comenda UNIARAXÁ E Mérito Educacional dos anos 2020,2021 e 2022, prosseguindo as festividades até hoje, 02 de março com expressiva Solenidade de Outorga de Honrarias em comemoração aos 50 anos do UNIARAXÁ.
Uma brilhante atitude do professor José Oscar de Melo, que classificou o evento como demonstração de gratidão a parte da sociedade. “A concessão de honraria para essas pessoas tão significativas, que contribuem continuamente para o desenvolvimento da educação e de tantas outras questões na região, merecem toda homenagem e gratidão. Cada uma delas, representa um ano da trajetória do Uniaraxá e dividem conosco agora seus êxitos e grandes vitórias, pois agregam de forma imensurável para o bem de toda a comunidade’’,
Estiveram presentes, representantes das áreas de educação, cidadania e assistência social das cidades de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis,Perdizes,Pratinha,Santa Juliana, Santa Rosa da Serra e Tapira, cidades da região atendida pelo Uniaraxá. Com um total de 50 agraciados além da outorga, todos receberam também mudas de diferentes tipos de ipê, simbolizando a vida, evolução, conhecimento e responsabilidade socioambiental.
Estiveram presentes ao evento, representantes expressivos do meio político, prefeitos, secretários municipais, deputados, representantes da sociedade civil e comunidade universitária, mostrando a aceitação de todos por esta obra que chega para fortalecer nossa região como referência cultural.
De parabéns a CBMM, por mais esta contribuição ao meio artístico, social, cultural e educacional de Araxá e o UNIARAXÁ, pela tutela deste patrimônio, cujos benefícios renderão muitos e muitos frutos em sua trajetória que já começou vitoriosa.
Domingos Antunes Guimarães especial para o Jornal EXEMPPLAR On Line.