O jornal Exempplar entrevistou o jornalista araxaense João Batista de Freitas, cronista e escritor, que está lançando este mês o seu novo livro denominado “Os Beatles em Araxá”, disponível na banca de Sonhos no Barreiro e na Livraria Nobel.
O livro conta com belas ilustrações de Rafael Borges.
Exempplar: É isso mesmo, os Beatles estiveram em Araxá?
João Batista: Amigo, você vai ter de ler o livro para saber a resposta (rsrsrs).
Exempplar: Então nos conte um pouco sobre ele.
João Batista: Trata-se de uma ucronia, ou realidade alternativa, que é um modo muito interessante de se contar uma história. É um texto leve e divertido. Uma leitura agradável, eu diria.
Exempplar: O que o motivou a escrever ‘Os Beatles em Araxá’?
João Batista: Eu juntei duas coisas que muito amo: a música e Araxá. É a história de amor de um araxaense entrelaçada com a estada dos Beatles no Grande Hotel, de férias, por uma semana.
Exempplar: E o que aconteceu nessa semana?
João Batista: Muitas coisas. Por exemplo, George Harrison pergunta ao autor da história, seu amigo, o que significa Araxá, ao que Peter (o nome do autor) responde que é um termo indígena que significa ‘lugar onde primeiro se avista o sol’. Então Harrison resolve ver o nascer do sol e Peter o leva até a árvore dos enforcados. Quando nasce o sol, Harrison diz: ‘Here comes the sun’. Entendeu?
Exempplar: Claro, o nome da música de um dos maiores sucessos de George Harrison. Conta outro trecho do livro.
João Batista: Bom, eles são apresentados disfarçados como uma banda cover dos próprios Beatles e assim acabam tocando… não, não vou contar o final.
Exempplar: E onde encontrar seu livro? Quanto custa?
João Batista: O livro, em cores, com belos desenhos do quarteto, custa apenas 40 reais e pode ser encontrado na banca de Sonhos, no Barreiro, e na Livraria Nobel.
Exempplar: Conte mais uma passagem do livro.
João Batista: Será que Lennon já conhecia a Yoko Ono? Leia o livro que você vai saber!