O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar de assuntos de interesse do funcionalismo público municipal. O evento ocorreu nesta segunda-feira (27) na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia). Dentre os temas abordados em assembleia estavam o pagamento de insalubridade, periculosidade e hora extra ao servidor. A assembleia contou com a participação do assessor jurídico do Sinplalto, Eldbrendo Monteiro que esclareceu todas as dúvidas pertinentes que surgiram na assembleia e para o público composto por um número significante de pessoas.
A Assembleia Geral Extraordinária aconteceu depois da realização de Fórum Comunitário no último dia 15 de março e proposto pelo vereador Evaldo do Ferrocarril que debateu sobre os critérios a serem utilizados para o pagamento do benefício de insalubridade ao servidor. A assembleia foi aberta pelo presidente do Sinplalto, Hely Aires(foto), e contou com a participação dos diretores Marlene Apolinário, Juliana Guaraldo, Vanilda Gonçalves, Janaina Pereira e Evaldo do Ferrocarril, vereador que representa os servidores na Câmara de Vereadores.
“Foi aberta a assembleia ao público que perguntou sobre os esclarecimentos que estão em curso desde 2002 referente a insalubridade, periculosidade e hora extra. O sindicato fará atendimento individual a cada servidor para esclarecer sobre o pagamento de insalubridade de 10%, 20% e 40%, o pagamento da periculosidade e também em relação ao cálculo das horas extras que os servidores recebem”, detalha o presidente do Sinplalto.
Durante a assembleia, Hely Aires e Dr. Edlbrendo afirmaram que o servidor precisa procurar a entidade sindical para ser verificado se tem direito ou não do pagamento de insalubridade. “O sindicato vai atender o servidor e preencher o formulário para informações ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e para as ações que estão em curso. Você servidor que não pôde estar presente na assembleia procure o sindicato e converse com os servidores que estiveram participando dessa reunião para saber dos seus direitos e também, claro dos seus deveres. O sindicato espera a sua visita para maiores esclarecimentos”, finaliza o presidente.