Nesta quarta (11) os moradores da cidade terão contato, de forma sutil, com algo que remete à influência do Universo no cotidiano do nosso planeta.
Com a proposta de explicar didaticamente como é gerada a energia solar, uma fonte externa cerca de 109.000 vezes maior que o nosso planeta Terra, a CPFL Energia patrocina a nova vinda do projeto Cine Solar à Varginha. Serão exibidos gratuitamente curtas-metragens brasileiros e o filme infantil ‘Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano’, a partir das 18 horas na Praça do ET.
Em novembro de 2016, quando ainda pouco se falava sobre o potencial energético do Sol e o seu impacto positivo para a preservação do meio ambiente natural, o então embrionário Festival Virada Sustentável Varginha viabilizou a vinda do Cine Solar pela primeira vez à cidade.
Contando com a realização da Brazucah Produções e o apoio da empresa de tecnologia Google e Prefeitura Municipal, naquela ocasião foi realizada durante a tarde, uma oficina de cinema com alunos do projeto CDCA e à noite, exibido o curta-metragem resultante daquela experiência educativa.
Naquele mesmo dia, foram exibidos vídeos curtos sobre alimentação mais saudável, os direitos dos animais, as mudanças climáticas, a cultura da bicicleta, além do documentário “Tarja Branca” que aborda a relevância do brincar na vida das crianças, e também dos adultos. Fechando a noite, o público teve a oportunidade de assistir com exclusividade, trechos inéditos do filme “701, the Movie” do produtor americano James Fox em que é abordado o Caso ET de Varginha sob uma perspectiva até então inédita.
A atividade em 2016 foi um marco para a consolidação do evento, que teve o seu nome adaptado para Virada Varginha, conotando a sua intenção de contribuir para uma nova forma de pensar e agir dos varginhenses. Nos anos seguintes, a mobilização desenvolveu centenas de atrações e atividades espalhadas por todas as regiões da cidade.
Entre as principais realizações do festival de cidadania de outro mundo, estão a reabertura do Cine Rio Branco no Dia de Finados de 2017 para um mega mutirão de limpeza, além da ocupação em 2018 da antiga linha férrea com ações vivenciais ao longo dos 7 quilômetros do trecho urbano, com o intuito de se ampliar o debate sobre a requalificação dela como uma via não-motorizada repleta de equipamentos públicos e que conecta Varginha de norte a sul.
A 2ª Edição do CineSolarzinho em Varginha foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Varginha, por meio da Fundação Cultural de Varginha, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. A Virada Varginha apoia o evento por meio da divulgação.
Para assistir ao video de divulgação do festival em 2016: https://www.youtube.com/watch?v=E_cFmuF8w1Y
Saiba mais em www.institutocpfl.org.br e www.viradavarginha.com.br