Como a Educação acontece em tempos de pandemia nas Aldeias Indígenas brasileiras? Essa e outras perguntas sobre esse importante tema, poderão ser conferidas no webinar dia 08 de outubro, às 14h com a participação especial das educadoras indígenas, Marcia Mura (povo Mura/Rondônia) e Aline Rochedo Pachamama (povo Churiah Puri/Rio de Janeiro) com mediação da Angela Pappiani. O tema “A realidade da Educação tradicional e os impactos da Educação formal nas aldeias” vai apresentar um pouco da realidade das aldeias brasileiras, tão impactadas com a pandemia pela falta de atendimento sanitário e agora também, tendo que se desdobrar para continuar oferecendo aulas para os inúmeros alunos indígenas. A situação grave que o Brasil tem acompanhado nas aldeias indígenas, sobretudo, as do norte do país, tem alertado o mundo para a falta de políticas públicas condizentes a esse público em vários aspectos. A questão da educação no Brasil em todas as esferas precisa ser amplamente discutida, e o Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas pretende trazer à luz reflexões que possam contribuir com o diálogo nesse momento tão conturbado que as escolas, alunos e professores estão enfrentando.
Quem são as convidadas da Mesa Educação Indígena:
Márcia Mura, portadora de traduções orais, escritora indígena, doutora em História Social, pela USP. Atualmente é professora de História do segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio. Realiza rodas de leitura de literatura indígena com crianças dos diferentes espaços amazônicos: Terras Indígenas, Seringais e demais populações tradicionais.
É coordenadora do coletivo Mura de Porto Velho, faz parte do instituto Madeira Vivo, entidade sem fins lucrativos que atua na luta contra as barragens nos rios da Amazônia e pela garantia de direitos dos povos indígenas e populações tradicionais afetadas pelas hidrelétricas e demais projetos desenvolvimentistas. Autora do livro: O espaço Lembrado -Experiências de vida em Seringais da Amazônia.
Aline Rochedo Pachamama, pertence ao povo Puri, seguindo a herança vinda de sua mãe. Historiadora, escritora e ilustradora. Doutora em História Cultural pela UFRRJ. Mestre em História Social pela UFF. Idealizadora da Pachamama Editora (editora formada por mulheres). Participa dos Movimentos dos Povos Originários, elabora e executa ações em prol da valorização e preservação de Línguas dos Povos Originários, bem como divulgação de suas Culturas a partir da História Oral de Mulheres Originárias.
Angela Pappiani é jornalista, escritora e produtora cultural. Trabalha desde a década de 1980 em parcerias com povos e organizações indígenas em projetos que têm a proposta de valorizar, proteger, afirmar e divulgar a tradição e o pensamento dos povos originários. Autora de “Povo Verdadeiro – os povos indígenas no Brasil” (Ed. Ikore) e “Entre dois mundos” (Ed. Nova Alexandria), organizou e publicou diversos livros de narrativas indígenas com autores dos povos Xavante, Karajá e Mehinaku dentro do projeto Histórias da Tradição
O 4º. Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas será realizado nos dias 07 e 08 de outubro 100% virtual. As inscrições estão abertas on-line pelo site www.educacaopocos.com.br Realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Mais informações pelo (35) 3697-1551. Legenda da foto: Webinar Educação Indígena, tema de grande interesse.