O inverno começa oficialmente no Brasil no dia 21 de junho. Mas o frio já chegou e com ele a necessidade de cuidarmos adequadamente do nosso cabelo, que fica diferente em função da queda das temperaturas e a redução da umidade do ar. E nesses dias mais frios, todos os tipos e texturas de madeixas requerem uma atenção especial, pois o clima de inverno pode contribuir para a desidratação do couro cabeludo, além de deixar os fios mais opacos, sem vida e com tendência a quebra.
Nesta época do ano, o cabelo tende a formar mais frizz. Essa reação, unicamente química, é mais visível em cabelos secos, que ficam ainda mais ressecados e quebradiços. Os dias mais frios também aumentam a eletricidade estática dos cabelos, que tendem a ficar ainda mais arrepiados. Isso acontece porque, com a menor umidade do ar, os elétrons se movimentam mais lentamente, e nosso corpo passa a acumular maior carga de eletricidade estática.
Graziane Rodrigues, docente do curso de Cabelereiro no Senac Minas dá dicas sobre como cuidar bem dos cabelos na estação mais fria do ano:
No inverno, não devemos lavar os cabelos com água quente, pois isso danifica muito os fios, deixando-os fragilizados e quebradiços. Importante ainda evitar usar o secador muito próximo à fibra capilar. Além disso, com o uso frequente do secador e a consequente exposição às altas temperaturas, a água presente na estrutura capilar evapora causando a desidratação da fibra capilar.
Lave os fios pelo menos três vezes na semana, com água morna, mas evite passar shampoo nas pontas dos cabelos. Procure usar produtos próprio da estação, que reconstroem e devolvem a oleosidade para os cabelos e couro cabeludo.
Não saia de casa com o cabelo molhado. Use protetor térmico e hidrate o couro cabeludo e os fios.
Cabelos quimicamente tratados – coloridos ou com chapinha – devem receber cuidados especiais, pois eles tendem a ressecar ainda mais por causa do frio. Nestes casos, faça intensamente nutrição e reconstrução e use bastante protetor térmico nos fios.
Sobre o Senac Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.