Dia 20 de Julho aconteceu a Chantilly Sorveteria a 16ª Copa Araxá de Xadrez, evento organizado pela Academia Araxaense de Xadrez com apoio do CEFET Araxá. O torneio valeu pontos para a final do Araxaense 2024 e teve arbitragem de Adriano Pena Ribeiro Lemos do quadro de árbitros da LBX.
Ao final da competição o enxadrista CM (Candidato a Mestre) e MNLBX (Mestre Nacional da Liga Brasileira de Xadrez) Vitor Amorim Frois sagrou-se campeão com 100% de aproveitamento. O 2º Lugar foi enxadrista e aluno da Academia Araxaense de Xadrez Theo Borges Ribeiro com 2,0 pontos e em terceiro lugar ficou o enxadrista Edgard Nascimento Souza Suzuki também aluno da Academia com 2,0 pontos. Edgard perdeu o 2º lugar nos critérios de desempates.
O araxaense Vitor estudante do 8º período de Ciências da Computação da USP (Universidade de São Paulo) campus São Carlos aprendeu xadrez aos 6 anos de idade com o Professor Adriano na Academia Araxaense de Xadrez e em poucos meses já estava despontando em torneios nacionais e conquistando ótimos resultados. Aos 9 anos de idade chegou a ser Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar e daí para frente foram inúmeras conquistas pelo Brasil e em outros países. Aos 13 anos de idade conquistou o Título pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) de CM (Candidato a Mestre) no Sulamericano de Xadrez no Uruguai terminando em 3º lugar. Anos depois obteve título de MNLBX (Mestre Nacional da Liga Brasileira de Xadrez). Atualmente sem tempo para dedicar ao xadrez devido à faculdade e outras prioridades, ele ainda participa de alguns torneios De férias em Araxá disputou a 16º Copa Araxá e mesmo sem treinar, mostrou seu talento e força realizando um ótimo torneio e sendo campeão.
Academia Araxaense de Xadrez