• Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
13 de dezembro de 2025
Jornal Exempplar
Invista em Araxá
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaques

Projeto Plástico Tech_Brincante usa poesia com crianças indígenas para cuidar do meio ambiente

Processos de escrita criativa são trabalhados com a ajuda de recursos tecnológicos para a criação de áudios que compõem um lixeira interativa protetora da natureza

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
21 de março de 2024
em Destaques, Empreendedorismo
0
Projeto Plástico Tech_Brincante usa poesia com crianças indígenas para cuidar do meio ambiente

Pensar a educação ambiental em territórios indígenas, tendo as tecnologias e a escrita criativa como base é a premissa do Programa Plástico Tech_Brincante. Para isso, as crianças mergulham na criatividade e na consciência ambiental para criarem pequenos textos que compõem um acervo sonoro que é instalado em um lixeira interativa. Assim, quando as crianças vão jogar seus resíduos na lixeira ela ainda escuta palavras de ordem, carinho e atenção com a natureza!

Esta ação inovadora de se propor a educação ambiental, focada nas necessidades de aprendizagens e nas realidades de uma sociedade cada vez mais digital chamou a atenção de organismos nacionais, conquistando o Prêmio Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem Plástico, da Agência Nacional das Águas (ANA).

O programa, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore, introduz tecnologias interativas para estimular reflexões sobre sustentabilidade em escolas indígenas. A fase piloto foi desenvolvida na escola YVY Porã, no Território Indígena Pinhalzinho, em Tomazina (PR).

O programa conquistou as crianças indígenas com atividades brincantes que promovem o pensamento reflexivo das nossas ações principalmente sobre responsabilidades e cuidados com nossas águas. Com o uso placas interativas elas experimentaram brincar de fazer frutas cantarem para entenderem como a água conduz energia. Com aplicativos de IA criaram seus guardiões das águas e ainda criaram seus lemas e palavras de ordem, como por exemplo:

“Comeu
Sobrou
Compostou

A Tartaruga pensa que
lixo é fruta
come e afoga”

Sob a orientação da coordenadora Leila Vilhena, as crianças puderam então aprender através de processos de aprendizagem baseados no uso das tecnologias para que esse conhecimento subsidiasse seus processos de escrita criativa, e posteriormente convertidos em áudio para integrar a lixeira interativa, um objeto educacional brincante para toda a escola aprender sobre os cuidados com nosso planeta.

Para o professor indígena Ronaldo Alves da Silva que participou da realização do programa:

“As crianças demonstraram um envolvimento excepcional e entusiasmo notáveis durante o programa. As metodologias empregadas foram extremamente relevantes, proporcionando insights valiosos para minhas futuras aulas. As ferramentas tecnológicas utilizadas foram excelentes, especialmente porque temos limitado acesso a essas tecnologias. Os resultados obtidos demonstram o impacto significativo que essa abordagem teve nos alunos, incentivando-me a explorar ainda mais esses temas para mostrar-lhes que podem ser verdadeiros protetores do meio ambiente, assim como os avatares que criaram durante as atividades”.

Para a coordenadora pedagógica, também indigena, Laíres Lourenço: “O que ficou bem claro é que a questão de oferecer práticas pedagógicas que cativem os alunos,com certeza é o melhor caminho para a aquisição e construção do conhecimento de todos, mas sem dúvidas, as ferramentas tecnológicas apresentadas e praticadas com os alunos e de maneira tão simples foi o diferencial marcante do projeto da qual estou muito empolgada e pretendo aprofundar para que possamos enquanto escola indígena ser um espaço acolhedor e prazeroso para nossas crianças e jovens.”

O programa Plastico Tech_brincante oferece um conjunto de recursos, incluindo o caderno de atividades, com todas as atividades e conteúdos de apoio para a realização e uso das tecnologias sugeridas, uma caixa com todos os recursos tecnológico necessários para a práticas e ainda, como tablets, placas interativas, lupas e gravadores, e o kit para a montagem da lixeira seletiva. Segundo Leila Vilhena, “o objetivo é transcender a sala de aula, estimulando uma relação consciente com o meio ambiente e promovendo a escalabilidade do programa para diversas comunidades”

O Plástico Tech_Brincante não é apenas uma iniciativa educacional, mas um desejo de transformação, envolvendo as crianças indígenas numa perspectiva de inclusão digital e ambiental que abram caminho para um futuro mais reflexivo, sustentável e inclusivo.

Este programa é uma proposta criativa e contemporânea, que pode contribuir para que as escolas pensem e repensem as formas de ensino aprendizagem em relação ao meio ambiente. “É bastante difícil as crianças criarem uma relação de cuidado com a natureza se ela não a entende como um lugar de brincadeira, de criação de afetos e vínculos capazes de despertar o desejo do cuidar.”, finaliza a coordenadora Leila Vilhena.

jéssicabalbino.com.br
55.35991603755

Próximo post
Candidatos já podem consultar locais de provas do Concurso Público da Fundação Cultural Calmon Barreto

Candidatos já podem consultar locais de provas do Concurso Público da Fundação Cultural Calmon Barreto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
CADÊ AS ÁRVORES?

CADÊ AS ÁRVORES?

8 de dezembro de 2025
TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

7 de dezembro de 2025
*Sarau encerra atividades de 2025  da AIL com poesias e cantos*

*Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*

12 de dezembro de 2025
Tchelo do Forró – Guarde bem esse nome

Tchelo do Forró – Guarde bem esse nome

9 de dezembro de 2025
MÃE ROMANA

MÃE ROMANA

30 de novembro de 2025
E lá vem o nosso Português

E lá vem o nosso Português

12 de dezembro de 2025
CADÊ AS ÁRVORES?

CADÊ AS ÁRVORES?

28
TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

19
MÃE ROMANA

MÃE ROMANA

12
UMA TRAGÉDIA AO LONGE

UMA TRAGÉDIA AO LONGE

30
TRABALHADORES NÔMADES

TRABALHADORES NÔMADES

38
Sicoob Creditril tem vencedora no Prêmio Cooperar para Transformar 2025

Sicoob Creditril tem vencedora no Prêmio Cooperar para Transformar 2025

4
CBMM adquire a certificação OEA

Nota CBMM – Tremor de Terra em Araxá

13 de dezembro de 2025
Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

13 de dezembro de 2025
Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

13 de dezembro de 2025
Novos tremores de terra podem ocorrer nas próximas horas em Araxá; informações oficiais nos canais do Município

Novos tremores de terra podem ocorrer nas próximas horas em Araxá; informações oficiais nos canais do Município

13 de dezembro de 2025
Prefeitura de Araxá e Defesa Civil confirmam terremoto de magnitude 4.4 em Araxá e região

Prefeitura de Araxá e Defesa Civil confirmam terremoto de magnitude 4.4 em Araxá e região

12 de dezembro de 2025
*Sarau encerra atividades de 2025  da AIL com poesias e cantos*

*Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*

12 de dezembro de 2025

Comentários

  • Marcos em E lá vem o nosso Português
  • MARIA CRISTINA MALLET PORTO em *Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*
  • MARIA ELIDA MACHADO em CADÊ AS ÁRVORES?
  • Cleusa Helena Rockembach Mazuim em CADÊ AS ÁRVORES?
  • Simone Mone em TEMPO PRESENTE

Posts recentes

CBMM adquire a certificação OEA

Nota CBMM – Tremor de Terra em Araxá

13 de dezembro de 2025
Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

13 de dezembro de 2025
Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

13 de dezembro de 2025
dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco