Tudo começou com a professora Joice Kamila Alves, sócia da empresa GO
JUMPER que é mãe, de Pedro Cassiano Alves Carneiro, o aluno em questão e um invento revolucionário de robótica, que foi criado com o objetivo de ajudar
alguns colegas que tinham dificuldade em matemática e que gostam de futebol.
Assim, o TOTÓ MATEMÁTICO foi criado com o objetivo de ajudar alguns
colegas que tinham dificuldade em Matemática e que, ao mesmo tempo,
gostam do futebol. Enquanto os colegas utilizam o jogo confeccionado, o mesmo pode ajudá-los a desenvolver o raciocínio matemático tornando-o,assim, um jogo pedagógico, de forma lúdica e divertida. E foi assim que Pedro com apenas 8 anos de idade, com o apoio e incentivo do Colégio Amar é… e sua mãe, inscreveram o projeto na MNR- Mostra Nacional de Robótica 2023 que é a maior da América Latina. O projeto passou por seletiva da banca organizadora do evento e foi aprovado para exposição presencial no evento
que ocorreu entre 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador-BA.
Para sua confecção foram necessários conhecimentos eletrônicos e também programação básica. E tudo isso combinado com o uso de materiais reciclados.
Trabalhando assim as habilidades e competências propostas para a idade, associadas também a preocupação com o meio ambiente.
A exposição do projeto aconteceu no dia 10 de outubro no turno da manhã, com duração de 4 horas.
E durante esse período o stand recebeu visitantes de diferentes idades e formações, sendo eles alunos, professores e profissionais de outras áreas de atuação, do país inteiro, nos níveis Fundamental, Médio e Acadêmico.
Segundo o Pedro ele ficou muito ansioso, quando percebeu a quantidade de pessoas no evento e também por ser seu primeiro contato em um evento de tamanha proporção. Mas depois dos primeiros visitantes ele já se sentiu em casa e logo ficou à vontade para apresentar seu trabalho e demonstrar sua incrível aplicação e o quanto o mesmo pode ajudar aquelas crianças que por ventura possam apresentar um pouco de dificuldade na Matemática.
Ele ressaltou que está ansioso e já pensando em um novo projeto que irá criar para submeter ao evento do próximo ano que ocorrerá em Goiânia-GO.
A mãe e professora orientadora, se diz muito orgulhosa do trabalho produzido e principalmente da apresentação realizada pelo Pedro, que com tão pouca idade se destacou no evento.
Ainda citou que isso é um avanço para a educação, ela que desde muito cedo gostou muito de estudar, e mesmo estudando em uma instituição federal teve a oportunidade de expor projeto em congresso com cerca de 17 anos, e a Robótica pode já proporcionar tamanho avanço ao seu filho que com 8 anos já está tendo essa oportunidade, que com certeza abrirá caminhos para que ele possa sonhar e buscar cada vez mais se desenvolver nesse meio que é o presente, e o nosso futuro, a tecnologia.
Além de atuar na GO –JUMPER juntamente com sua sócia Fabiana Temponi, empresa que vem desenvolvendo projetos de robótica para atender a demanda nas escolas do pais todo, Joice Alves, atua como professora no Colégio SESC Araxá e no CEFET e confessa ter se sentido imensamente gratificada por esta conquista tão significativa. E nós acrescentamos que além de significativa tem
como elemento especial o papel de levar o nome de Araxá para todo o Brasil, como referência em uma modalidade tão em destaque nos dias de hoje.
Domingos Antunes Guimarães
Especial para o Jornal EXEMPPLAR On Line.