Com a proposta de promover e diversificar novos aprendizados, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza o projeto Encantos. A iniciativa leva durante todo o ano o ensino gratuito sobre música para 160 alunos, de 6 a 16 anos, da Educação em Tempo Integral de quatro escolas da cidade.
As instituições atendidas são a Escola Municipal Padre João Botelho, Centro de Formação Profissional Júlio Dário (que recebe alunos do contraturno da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon – Caic), Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e Escola Estadual Maria de Magalhães.
Durante o projeto, os professores da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo ministram aos alunos aulas de canto coral, de instrumentos (violino, viola, violoncelo, teoria/percepção, percussão e ritmo) e expressão corporal.
De acordo com a diretora Márcia Balieiro, a iniciativa tem o objetivo de promover o saber artístico, oportunizando o acesso à cultura e à música. “O projeto Encantos tem a mesma finalidade do projeto Juventude em ConSerto realizado no ano passado, mas com uma proposta diferente. Agora, são os professores que irão até as instituições para levar este ensino. O nome também está mais próximo da nossa proposta que é de encantar pela música, para a cultura e a arte”, ressalta.
“O treino leva à maestria. Uma novidade é que durante a semana, todos que participarem do projeto também terão um tempo disponibilizado pelas escolas para treinar o que aprenderam durante as aulas com os professores”, complementa Márcia.
Cultura e Educação
Para o coordenador do Ensino Integral da Secretaria Municipal de Educação, Germano Lemos, a educação e a cultura andam juntas, por isso, a parceria com a FCCB possibilita um novo leque de aprendizado aos alunos.
“O Tempo Integral exige a presença de atividades diferenciadas, que possam propiciar que na prática o aluno desenvolva conceitos e conteúdo que ele não tenha aprendido na educação regular. E a música colabora com isso. Ela traz o aprimoramento de questões como a disciplina e o foco, o desenvolvimento de habilidades artísticas, a percepção do som e do corpo enquanto possibilidade de criação e de interpretação, além de complementar o aprendizado acadêmico”, destaca.
O projeto Encantos conta ainda com a participação dos professores do Núcleo de Incentivo à Leitura, com atividades como apresentações teatrais, oficinas de customização de objetos e atividades pedagógicas, de forma a auxiliar no desenvolvimento dos estudantes.
Assessoria de Comunicação