Os estudantes que tem interesse em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 tem até a próxima sexta-feira (16) para realizar a inscrição. Este ano as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de junho, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), organizador do processo.
O valor da taxa de inscrição é o mesmo de 2022, R$85,00, e deve ser pago até o dia 21 de junho através de pix ou cartão de crédito ou débito em conta. A inscrição deve ser feita pelo site do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) e o candidato precisa utilizar o login da plataforma Gov.br. O estudante que já tiver o nome social cadastrado na Receita não precisa fazer o pedido de uso do nome.
No dia 16 também se encerra o prazo para pedidos de uso do nome social e de atendimento especializado. A última opção pode ser pedida por idosos, gestantes, pessoas com deficiência física ou intelectual, pessoas hospitalizadas e quem tiver discalculia, autismo, dislexia ou déficit de atenção. O atendimento busca fornecer ferramentas para que essas pessoas tenham condições equiparadas aos demais candidatos. Este ano o Inep disponibilizou duas versões do edital com acessibilidade, uma em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a outra com adaptações para pessoas com deficiência visual.
O Enem é o maior exame de ingresso no ensino superior e porta de entrada para as universidades brasileiras, tanto pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quanto pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 2023 o exame completa 25 de aplicação no país. Em 2022 o processo seletivo bateu um recorde negativo: registrou o segundo menor número de inscrições, ficou atrás da edição de 2021, a pior entre os anos de aplicação da prova.
por Lara Beatriz Nobre