No último sábado, 10 de junho de 2023, aconteceu a 10ª edição Copa Chantilly de Xadrez, promovido pela Academia Araxaense de Xadrez e com apoio da Chantilly Sorvetes e Picolés e CEFET unidade Araxá. O evento teve patrocínio do Empório Joao, Estúdio Tattoo Marcos Paulo, Restaurante Salão Grill, Pizzaiolo, Tokay Sushi e valeu rating municipal de xadrez rápido. Esteve presentes enxadristas locais, alunos do CEFET, Academia Araxaense de Xadrez e alunos de outras escolas.
O torneio foi disputado no Sistema Suíço de emparceiramento em 4 rodadas com tempo de reflexão de 20 minutos nocaute e arbitrado por Adriano Pena Ribeiro Lemos do quadro de árbitro da LBX (Liga Brasileira de Xadrez).
Após as 4 rodadas o campeão foi o enxadrista Clayton do Nascimento obteve 100% de aproveitamento, seguido pelo enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez Theo Borges Ribeiro com 3,0 pontos. Em terceiro lugar o enxadrista e musico Erasmo Savio Valeriano também com 3,0 pontos. Erasmo perdeu o terceiro lugar nos critérios de desempates. Na categoria Sub-12 o campeão foi o enxadrista Miguel Augusto Campos Cordeiro. Na categoria Sub-10 o campeão foi o enxadrista Davi Lucca Campos Cordeiro e o segundo lugar Luiz Gabriel Rezende de Oliveira da Academia Araxaense de Xadrez, seguido pelo enxadrista Israel Hudson do Nascimento.
O grande destaque foi o enxadrista de 75 anos de idade, Alberto Barreira Borges que terminou em 4º lugar com mesma pontuação do 2º e 3º colocado, perdendo para eles nos critérios de desempates. Parreira, além de grande enxadrista e de muita historia fez parte da reativação do Clube de Xadrez de Araxá no ano 2.000 ao lado do lendário Arthur Rosa e outros enxadristas da época. Naquele ano o Clube foi reativado após mais de 40 anos paralisado na cidade.
Essa 10ª edição da Copa Chantilly encerra a primeira parte do evento, em julho os organizadores retornarão o evento com novos patrocinadores e muitas novidades.