Quando nos encontramos pela primeira vez, já percebi estar diante de uma pessoa iluminada, destas que só encontramos vez por outra em toda nossa vida. Mas não poderia de longe imaginar o quanto ela seria importante para o meu trabalho de escritor e o quanto seus exemplos seriam para mim motivação e estímulo para enfrentar obstáculos e superar dificuldades. Afinal ela por si só, já era o maior exemplo de otimismo de força, coragem e determinação. O que recebeu de menos em mobilidade física causada por uma poliomelite, Deus lhe compensou totalmente em mobilidade intelectual, dinamismo e competência e acima de tudo um astral iluminado que contagiava a todos que dela se aproximassem. E nesse campo, sua mobilidade não tinha limites, fato que a tornou uma pessoa conhecida e reconhecida à frente de sua empresa, a Pensare Projetos através da qual, inúmeras pessoas em Araxá e região (inclusive eu), viram seus sonhos se materializarem e não só isso, se realizarem da forma correta, ética e dentro dos mais rígidos padrões de produção exigidos. Dominava a informática como poucos, acompanhava de perto as atualizações das leis dentro de sua área de atuação,principalmente as de incentivo à cultura. Fazia questão da acessibilidade em seus projetos além de grande escritora e analista da cultura, assunto que lhe conferiu espaço permanente na revista IDENTIDADE. Como amigo da família que acabei me tornando, posso atestar sob testemunho de sua mãe D.Norma que Simone era também umaexcelente filha e irmã. E de repente, como as estrelas que seguem seu curso em direção a outros mundos ela nos deixou entregues à própria sorte e à mercê de uma saudade que com certeza não passará. Mas que será abrandada pelo tempo e pela sua presença cada vez mais forte nos corações de todos aqueles que como nós, tiveram o privilégio de seu convívio. A Pensare Projetos vai continuar, agora sob a batuta de sua irmã Kátia e espelhada sempre na herança de conduta e seriedade deixada por Simone.
Simone deixou de ser uma amiga do dia a dia para se tornar uma estrela eterna a nos guiar e nos lembrar o quanto o ser humano pode ser grande mesmo com limitações aparentemente insuperáveis. Sua vinda a esse mundo não foi uma mera passagem, foi uma lição de vida, de coragem e de vitórias conquistadas por sua força interior e seu apego ao ser humano.
Tive imenso orgulho em conhecê-la, de aprender com ela e acima de tudo de poder chamá-la de amiga.
Quem vive no coração das pessoas não morre nunca e nesse momento tenho certeza de que você se tornou eterna no coração de todos que como eu, tiveram o privilégio do seu convívio.
Domingos Antunes Guimarães.
Dedicado à Simone Araújo, diretora e fundadora da Pensare Projetos, falecida em 28 de dezembro de 2019.