Evento exibiu números do primeiro quadrimestre de 2018
A Câmara Municipal de Araxá recebeu, nesta quarta-feira (20/06), Audiência Pública para apresentação do Relatório do 1º Quadrimestre de 2018 da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão. A Reunião foi dirigida pelo Vereador Emílio de Paula Castilho (PR), representando o Presidente Fabiano Santos Cunha (PRB), e pelo Secretário Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernandes Cândido de Barros. O Vereador Emílio ocupa o cargo de Presidente da Comissão Especial para Análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2019). Estiveram presentes Parlamentares, Secretários, Imprensa e Servidores Públicos Municipais.
O Secretário Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernandes Cândido de Barros, explicou de forma simplificada como funciona a administração do orçamento: “O Prefeito é como um síndico da cidade, cada cidadão é um condômino que precisa contribuir com uma parcela, que seriam os impostos, para a boa conservação das áreas comuns”.
Antes de iniciar a Prestação de Contas, o Controlador Geral do Município, Vicente Airton de Souza, esclareceu que a execução orçamentária é um tema de interesse de toda sociedade, e não apenas dos gestores: “A prestação de contas é uma das formas de controle popular da administração pública e possibilita a troca de informações e o exercício da cidadania. O relatório pressupõe ação planejada e transparente com o objetivo de prevenir riscos, desvios e desequilíbrios”.
O controlador mostrou que o total da receita arrecadada entre os meses de janeiro e abril deste ano, foi de R$ 132.919.222,64, valor que cumpriu a meta estimada. Em seguida, Vicente apresentou a aplicação das despesas em cada Unidade Orçamentária, citando as principais. Ele também destacou a despesa geral do Município, que alcançou o valor de R$ 95.733.615,68,
Vicente finalizou destacando o cumprindo das metas de receita, de gastos com saúde, educação, pessoal e aplicação com os Profissionais do Magistério: “O Município cumpriu todas as exigências legais, realizando a execução orçamentária de forma eficaz e eficiente, atendendo as normas vigentes no Brasil.”
O Secretário conclui a Reunião lembrando que o Governo Estadual não está realizando alguns repasses previstos, mesmo assim o Município está conseguindo manter o equilíbrio das contas públicas.
Ascom Câmara Municipal de Araxá