A utilização de drones no campo já é uma realidade nas lavouras de todo o Brasil e aqui no sul de Minas não seria diferente. O equipamento é usado nos mais diversos cultivos e também com várias finalidades como no monitoramento de culturas, planejamento de plantio, demarcação, pulverização e muito mais!
Devido a sua precisão e eficiência, na nossa região vemos o uso intenso de drones durante as pulverizações. Com o auxílio de sistemas de georreferenciamento e softwares específicos, os equipamentos são programados para que a pulverização ocorra no local, momento e dose exatos, atendendo aos conceitos de agricultura de precisão e otimização do manejo das lavouras, gerando economia para o produtor. Outro benefício é a redução da exposição dos operadores a produtos químicos.
Vinício Botrel, engenheiro agrônomo e consultor da Rural BR Agro e Rural BR Drones, conta que hoje os drones para pulverização são a opção mais interessante quando comparados às técnicas manuais. “A pulverização com drones auxilia o controle de plantas daninhas, pragas e doenças, já vemos ótimos resultados, ainda mais aqui na nossa região, que possui muitas culturas em áreas de declive. Os drones são tão eficientes quanto a pulverização realizada por tratores”, conta.
O agrônomo também enfatiza que o uso de drones evita a compactação do solo e diminui danos de derrubada ou arranquio de plantas, comuns durante o uso de tratores e outras técnicas.
Até 2026, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) estima que o número de veículos aéreos não tripulados (Vant) na agricultura chegue a 93 mil, o que reafirma a confiança do produtor no potencial do uso dos drones para otimizar a produção no campo. Contato Rural BR Drones – (35) 99803-8301 Vídeo: Rural BR Drones Foto ilustrativa
Priscila Paiva