Minas Gerais é um estado onde as lendas os mistérios e o oculto se misturam em causos pra lá de especiais, contados à beira de um fogão a lenha, junto da a família ou amigos reunidos na cozinha, “sala de visitas” mais frequentada de uma casa verdadeiramente “mineira”. E se entre tantos causos já tivemos o ET de Varginha, não há que se assustar com a visão ampla e sonhadora de Maricell Hussein que ao criar a EXPOQUEIJO na cidade de Araxá viesse a imaginá-la no futuro como o “Planeta Queijo” das Minas Gerais.
Ao presenciarmos hoje uma coletiva com o Secretário Estadual da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, acompanhado de uma equipe significativa de órgãos de suporte do setor e mais uma equipe vinda da Itália motivados por este evento, não tivemos dúvidas de que a EXPOQUEIJO carinhosamente chamada no inicio, mas hoje conhecida internacionalmente como Araxá International Cheese Awards tivemos uma certeza. A idéia luminosa de Maricell ao criar este evento, a soma dos esforços do governo estadual, a beleza e estrutura arquitetônica do Grande Hotel Tauá e toda uma equipe de profissionais dos mais diversos seguimentos fizeram da expoqueijo um marco diferenciado como o maior encontro de estudos, pesquisas, apoio social gastronômico e turístico em sua especificidade não só do Brasil mas de toda a América Latina e quiçá do mundo. Um evento que coloca nossa cidade e estado em uma posição extremamente confortável como palco absoluto de discussões sobre o queijo.
E haja assunto. Afinal de contas, só nosso estado abriga mais de 30 mil produtores de queijo, 9 mil dos quais produzindo o Queijo Minas artesanal.
Este ano, a atração principal do evento fica por conta do Concurso Internacional de Queijos Artesanais, com um recorde de inscritos. Mais de 400 produtores de 10 países como Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suiça e Uruguai, vão participar da competição que garante ao vencedor o título de “Super Ouro”. O concurso conta com cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies. Avaliados por 200 especialistas, somadas prova e contraprova, serão mais de 2 toneladas de queijos artesanais certificados.
Para o Secretário Thales Fernandes, a EXPOQUEIJO Brasil demonstra a força de Minas Gerais como referência no segmento.”Pela primeira vez temos uma instituição brasileira atuando como curadora de um concurso internacional, que é o Instituto de Laticínios Candido Tostes (ILCT) vinculado à EPAMIG.O nível de competitividade é alto com a participação de produtos devidamente regularizados”. Uma estrutura que mobiliza centenas de pessoas de pessoas das mais variadas áreas de atuação, tornando organizadores, estado e competidores em um “Ponto de Fusão” para onde se convergem diversos segmentos, divergentes entre sí mas unidos em um só propósito: tornar a EXPOQUEIJO ou a Araxá International Cheese Awards em uma imensa esfera de boas energias que se mobilizam e sensibilizam pessoas das mais distantes localidades deste mundão de Deus. Dos queijos aos doces, da música ao espetáculo visual composto pela magia do Grande Hotel, ricamente preparado para receber bem. Somado a tudo isso a arte araxaense de receber bem e oferecer o melhor da cidade aos visitantes do Brasil e do exterior. Todos os envolvidos, sem excessão, são peças fundamentais para que tudo saia a contento nests festa espetáculo onde se espera a passagem de mais de 30.000 pessoas em 4 dias.
A coletiva com a imprensa, aliás tão bem conduzida pela ATRÊS do amigo Daniel Nacati e sua brilhante equipe, foi uma forma muito especial de mostrar à Imprensa toda a potencia que nos aguarda a partir de amanhã com a abertura oficial.
Uma energia concentrada que com certeza, provocará sob os céus de Araxá, uma transformação de ondas positivas com possibilidades de atrair até mesmo um desavisado OVNI que esteja vagando por nossa galáxia a procura de um programa diferente de diversão, conhecimento e cultura. Afinal todo mineiro sabe que o nosso queijo e seus derivados diretos são capazes de provocar milagres àqueles que deles fazem uso.
É só esperar para ver, os causos de Minas já conhecidos no mundo inteiro, continuam em alta e quem sabe a partir daqui não serão potencializados para o espaço com a EXPOQUEIJO23?
Qualidade para isso é que não falta.
Domingos Antunes Guimarães – Especial para o Jornal EXEMPPLAR on Line