O sindicalista de Araxá, Hely Aires, participou de uma reunião nesta quarta-feira (18) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em Brasília (DF). Hely representa a Diretoria de Comunicação da Nova Central Nacional, além de presidir a Federação dos Servidores Públicos de Minas Gerais (Feserv-MG). Ele também representou a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST/MG ), designado pela presidente Luciana Santos.
Hely destaca que a reunião congregou a participação de mais de 500 dirigentes de todas as centrais sindicais de todo o país. “Eu fui escolhido junto com outros companheiros de entidades para estar presentes nesse evento no Palácio da Alvorada com o presidente Lula. Para mim é uma honra representar os trabalhadores de um modo geral e principalmente os servidores públicos municipais. Debatemos uma agenda positiva, cada central ficou responsável em apresentar um tema relativo à classe trabalhadora e isso inclui os servidores públicos. Essa equipe de trabalho debateu Fundeb, salário mínimo, tabela de correção do imposto de renda, bem como outros assuntos da classe trabalhadora”, diz Hely.
Essa reunião foi realizada logo no primeiro mês do novo governo. A agenda de Brasília é considerada importante porque marcou a volta ao diálogo na construção de políticas públicas para a proteção do trabalho, a geração de emprego e renda e o respeito aos representantes da massa trabalhadora.
A reunião na capital do Brasil tem por objetivo também de implantar o grupo de trabalho para propor políticas de valorização do salário mínimo e apresentar as prioridades para 2023 da pauta da classe trabalhadora.
Durante a reunião, uma pauta de reivindicações foi apresentada ao presidente Lula que se colocou à disposição para analisar a viabilidade de cada item pedido pela comissão de sindicalistas. Confira:
– Fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego
– Negociação coletiva para regulação das relações de trabalho
– Atualização da estrutura sindical
– Regulamentação das leis trabalhistas, previdenciárias e sindicais
– Políticas para trabalhadores em aplicativos/plataformas
– Retomada da política de valorização do salário mínimo
– Direito de negociação coletiva do setor público
– Igualdade entre homens/mulheres, brancos/pretos
– Reforma tributária “solidária”
– Gestão paritária do Sistema S
– Fortalecimento da agricultura familiar
– Plano de formação e qualificação profissional
Mais da reunião, você pode conferir no link: http://sinplalto.com.br/hely-aires-participa-de-reuniao-com-presidente-lula-e-ministro-marinho-em-brasilia/