Criado em 1946, o Serviço Social do Comércio (Sesc) destaca-se como uma das mais relevantes entidades do país no fomento à cultura, colaborando com o cenário social do país. Seu papel, a relevância de suas ações e as perspectivas em relação à continuidade do trabalho da organização, em especial no que se refere ao incentivo à literatura, são temas de uma mesa especial no 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – MG (Flipoços). A palestra acontece no Coreto Cultural, no dia 28 de abril, às 12h, e recebe o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.
Sociólogo e economista, Galina ingressou no Sesc em 1968, tendo sido orientador social, gerente de finanças, superintendente da área administrativa e consultor técnico da diretoria. Especialista em administração de empresas, foi escolhido pelos membros do conselho regional da entidade para assumir o cargo após o falecimento de Danilo Santos de Miranda, a quem o Flipoços presta homenagens.
Segundo a curadora do Festival, Gisele Ferreira, a participação de Galina no evento é de suma importância, consolidando a relevância do Flipoços como indutor de ações culturais no Brasil em consonância com o propósito do Sesc como um todo.
“É uma honra para mim e para Poços de Caldas, receber no Flipoços um personagem de reconhecimento nacional como Luiz Galina, que sempre lutou ao lado do Danilo Miranda, figura que tenho profunda gratidão. Neste encontro vamos relembrar os feitos do Danilo, bem como, o brilhante trabalho de continuidade que certamente Galina fará”, enfatiza Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.
Incentivando projetos em diversas linguagens artísticas, a literatura sempre foi uma das manifestações integrantes das frentes de trabalho do Sesc e, segundo Galina, o convite para estar no Flipoços, este ano, é bastante significativo por tudo que o Festival também representa ao cenário cultural brasileiro.
FLIPOÇOS
Ao longo de nove dias, a programação do Festival Literário Internacional de Poços Caldas recebe mais de 160 convidados, 200 atrações, shows todas as noites, 40 expositores e uma expectativa de público de cerca 80 mil pessoas. O 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas + Feira do Livro do Sul de Minas, acontece de 27 de abril a 05 de maio, no Parque José Afonso Junqueira.