Sebrae Minas é parceiro do evento, que pretende impulsionar a cultura do azeite e gerar desenvolvimento econômico para a região
O feriado da Semana Santa promete ser agitado na pequena Maria da Fé, no Sul de Minas. Entre os dias 18 e 21 de abril, acontece a continuação da 1ª Festa do Azeite Novo, evento organizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae Minas e outras entidades.
A 1ª Festa do Azeite Novo tem o objetivo de impulsionar a cultura do azeite envolvendo toda a cadeia produtiva, da agricultura à gastronomia, e do turismo na região da Serra da Mantiqueira e seu entorno. A programação e mais informações estão no site www.festadoazeitenovo.com.br.
O evento começou no último final de semana, nos dias 12 e 13, com o Dia de Campo de Olivicultura,wokshop e mostra tecnológica, promovidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Nesta 2ª semana (18 a 21/04), um pavilhão de mil metros quadrados e um palco serão montados na principal rua da cidade, onde irá concentrar apresentações musicais e teatrais, restaurantes, cervejarias, cafés e expositores, proporcionando ao público o contato com a cultura do azeite e seus subprodutos. Além disso, a Festa contará com o “Espaço Azeite”, com degustação do azeite extra virgem, produzido no município. O nome “Azeite Novo” se refere ao produto recém-extraído das oliveiras da região, que será exposto e utilizado no preparo dos pratos.
Um dos destaques do evento será o 1º Concurso Gastronômico “Azeite no Prato”, que terá duas categorias com premiação: comunidade e estudantes de gastronomia da região. Outras atrações serão as palestras, que acontecem com o apoio do Sebrae Minas, com a proposta de capacitar os profissionais envolvidos em todo o processo de produção e os consumidores do azeite.
O evento é uma iniciativa das Secretarias Municipais de Agricultura e de Cultura e Turismo de Maria da Fé, Epamig, Sebrae Minas, Projeto Saberes da Mantiqueira, Sauá Azul Ecoturismo, Assoolive e a Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, de São Paulo.
Breve histórico:
Na década de 1970, a Epamig iniciou os trabalhos no Campo Experimental de Maria da Fé. Mais tarde, em 2008, ocorreu a primeira extração de azeite extravirgem do Brasil. Atualmente, a região conta com 160 olivicultores e 40 marcas próprias. Os azeites de oliva extravirgem produzidos na região da Serra da Mantiqueira, tem se destacado pelo frescor e pela qualidade. Entre suas características, estão o sabor marcante, a picância e as notas características da região.
SERVIÇO:
Palestra: Slow Food – Convívio Serra da Mantiqueira
Cozinha Vitrine: “Azeite da Montanha com Peixe da Mantiqueira”
Descrição: Apresentar o movimento Slow Food, suas características positivas para o desenvolvimento do turismo na região da Mantiqueira, e Oficina de preparação de um prato com ingrediente local (truta) com azeite de oliva.
Data da apresentação: 18/04, das 20h às 22h
Palestra: “Primórdios da Cozinha Mineira”
Descrição: apresentação do projeto desenvolvido pelo Senac BH na região da Serra do Caraça resgatando alimentos e produtos processados locais que estavam esquecidos, um resgate da autenticidade de um lugar.
Data da apresentação: 20/04 as 10h30
Palestra: Gastronomia e Turismo
Descrição: A gastronomia como agente de desenvolvimento para o turismo local e regional
Palestra: Cozinha Vitrine – Paella da Serra
Descrição: desenvolver receitas com ingredientes locais explorando os sabores dos azeites brasileiros
Data: 19/04 as 21h
Palestra: Olhares para os Azeites da Mantiqueira
Descrição: Abordagem gastronômica e de visão empreendedora sobre os azeites da Mantiqueira e seus diferenciais, refletindo sobre formas de valorização dos produtores regionais.
Data: 20/04/2019 as 11h30
Palestra: Apresentação do Histórico da Oliveira em Maria da Fé
Descrição: apresentar toda linha do tempo sobre a introdução das oliveiras em Maria da Fé até os dias atuais
Data: 19 e 20/04 as 21h
Cordialmente,
—
Juliana Campos
Assessoria de Imprensa
Sebrae Minas – Regional Sul de Minas
Varginha/MG
(35) 99204-0098
www.prefacio.com.br