Primeira Federação a representar o Marco Regulatório do Serviço Público (MRSP) no Estado de Minas Gerais, prorrogação do mandato da atual diretoria para 2026, inserção de novos membros, criação de novas Secretarias dentro da diretoria, novos sindicatos filiados, aprovação da alteração estatutária do sindicato abrangendo também os servidores estaduais, esses foram alguns dos resultados alcançados durante o III Congresso da Feserv-MG que aconteceu dias 30.11 e 01.12 em Belo Horizonte. Ao todo, representantes de 32 sindicatos de diferentes regiões mineiras participaram do evento realizado no hotel & Centro de Convenções Dayrell.
A logomarca nova da Feserv-MG (Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais) foi apresentada no evento, uma criação da empresa SON – Sindicatos Online. Os dois dias do Congresso foram de aprendizado com as palestras ministradas sobre previdência federal e municipal, os recursos provenientes do Fundeb e os impactos nos municípios, os desafios para aplicabilidade do novo piso da enfermagem, e o detalhamento sobre o MRSP apresentado pelo presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, João Domingos Santos.
Hely Ayres e João Domingos dos Santos
A contadora Grace França fez uma apresentação a respeito dos impactos da legislação federal, responsabilidade jurídica e civil na governança sindical. “Relacionar bem com sua contabilidade é fundamental para estar adequado perante aos órgãos regulares. A importância de ter as certidões dos órgãos competentes relacionadas diretamente aos sindicatos em dia tem relação direta com o bom relacionamento da diretoria, filiados e o setor contábil da sua entidade sindical. É preciso manter tudo regularizado e cuidar com frequência das obrigações de âmbito federal, pois as multas mínimas são de 50 mil reais”, fazendo uma reflexão sobre a regularidade da entidade sindical que você rege.
A Feserv-MG, fundada em 2019, completa quatro anos no próximo dia 19 de dezembro, e durante o III Congresso da Federação, que ocorreu em parceria com a empresa Sindicatos Online, teve adesão de mais sindicatos, somando agora 55 sindicatos filiados de todas as regiões de Minas Gerais.
O conselho fiscal aprovou todas as contas apresentadas pela Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos “nós estamos trabalhando com transparência sempre. Tudo foi organizado para que os temas mais atuais, e relevantes fossem tratados para garantia dos direitos dos servidores públicos”, concluiu Hely Aires, presidente da Feserv-MG, que agora também representa os servidores públicos estaduais.
—
Janaína Silva
Cel./Whats 34.98802-8987´
#Jornalismando
MTB 12.134
Jornalista Profissional