Um grupo composto de 30 Academias de Letras de Minas Gerais, das quais, doze delas, estiveram reunidas em Divinópolis, dia 30 de julho, sábado, e assinaram a Ata de Fundação criando a Associação das Academias de Letras de Minas Gerais – Asalemg. Este foi o segundo encontro destas entidades literárias, sendo que a primeira assembleia aconteceu na cidade de Araxá no mês de abril deste ano. O objetivo das academias de letras é o de congregar e estabelecer um trabalho em conjunto de fortalecimento institucional, troca de experiências e realizações de projetos que visem a realizações de Festivais de Literatura e eventos que possibilitem as agremiações literárias terem arrecadação para se manterem em atividade.
Doze cidades figuram como fundadoras da Asalemg: Araxá, Arcos, Bom Despacho, Cordisburgo, Divinópolis, Formiga, Ibiá, Itaúna, Lagoa da Prata, Pará de Minas, Pitangui e São João del-Rei.
Na assembleia de fundação, sob a coordenação dos representantes das academias de Divinópolis e Araxá, foram colocados para definir os pontos de pauta a serem aprovados, os quais após discutidos, ficaram assim aprovados:
a) Nome da entidade: Associação das Academias de Letras de Minas Gerais – ASALEMG, independente de se agregarem academias que tenham outras denominações em seus fins, além das letras;
b) Estatuto Social: 1. Para a confecção e aprovação do estatuto social, ficou aprovado que a entidade terá como finalidade principal, representar, unir e fomentar as academias de letras, promovendo a língua portuguesa, as letras, e a cultura; 2. Ter pessoa física representando a entidade associada, desde que seja da diretoria atual, não sendo necessariamente o(a) presidente; 3. Caso, algum diretor eleito, tenha o seu mandando findado na direção da associada, o mesmo continuará na direção da ASALEMG, até o fim de seu mandato, nesta; 4. As associadas terão de ser entidades sediadas no estado de Minas Gerais; 5. O mandato da diretoria será de 3 anos, podendo haver uma recondução da diretoria da mesma, caso seja aprovada pela assembleia; 6. A sede da entidade será itinerante, ou seja, será sediada na cidade de quem for o presidente; 7. As reuniões ordinárias serão de ao menos duas ao ano, presenciais (podendo ser também online), e duas híbridas (online e presencial); 8. A Diretoria poderá criar Departamentos para facilitar a execução de trabalhos e/ou projetos na instituição;
c) Diretoria: A diretoria será composta dos cargos de: Presidente, Vice Presidente, 1ª e 2º Secretários, 1 e 2º Tesoureiros, e
d) Um Conselho Fiscal, composto de três membros titulares e dois suplentes.
A primeira diretoria e conselho fiscal, eleitos na reunião, ficaram assim compostos e aprovados:
DIRETORIA:
Presidente: Flávio Ramos (Academia Divinopolitana de Letras – ADL);
Vice Presidente: Luiz Humberto França (Academia Araxaense de Letras – AAL);
1ª Secretária: Rosana Ferreira (Academia de Letras de Arcos – ALARC);
2ª Secretária: Adircilene Batista (ACADELP-Academia Lagopratense de Letras);
1º Tesoureiro: Paulo José de Oliveira – Pajó (Academia Formiguense de Letras – AFL);
2º Tesoureiro: Weverton Duarte (ABDL – Academia Bom Despachense de Letras);
CONSELHO FISCAL:
Titulares: Arnaldo de Souza (Academia Itaunense de Letras – AILE;. Raimundo Alves(Academia Cordisburguense de Letras – ACL); Valmir José Costa (Academia de Letras de Pará de Minas – ALPM) e Suplentes: Ana Maria de Oliveira (Academia de Letras e Artes de São João Del Rei – ALSJDR); Paulo Wangner de Miranda (Academia de Letras de Pitangui – ALP)
O Presidente da Asalemg, Flávio Ramos, anunciou que criará dois Departamentos: 1 – Departamento de Comunicação e Ação Social que será ocupado pelas acadêmicas Sônia Martins e Enisa Pereira Resende, da Academia Ibiaense de Letras (AIL); 2 – Departamento de Projetos que será coordenado pela Academia Bom Despachense de Letras através da atuação da acadêmica Neide Cristina Soares.
A Academia Mineira de Letras – AML também manifestou seu apoio à criação da entidade. O Presidente da Asalemg, Flávio Ramos e o Vice-Presidente, Luís Humberto França, estiveram reunidos com o Presidente da AML, Rogério Tavares, na segunda-feira, dia 01 de agosto, em Belo Horizonte (foto abaixo), oportunidade que o Presidente da Academia Estadual manifestou seu apoio à iniciativa de dezenas de Academias de Letras em se organizarem em prol do fortalecimento do segmento da literatura. “Levando em consideração que cada Academia é formada por 40 cadeiras, significa que as mais de 30 academias que compõem esta união representam cerca de 1.200 escritores. Estamos muito satisfeitos que, pela primeira vez na história de Minas Gerais, aconteça um movimento tão expressivo que mobilize um quantitativo significativo de autores e autoras dos mais diversos gêneros literários”, destacou Flávio Ramos.
Também ficou estabelecido que além das reuniões virtuais que serão realizadas entre as Academias de Letras ao longo do segundo semestre para finalizarem a formalização da entidade, ficou agendado a realização de um encontro presencial no dia 03 de dezembro, no auditório da Academia Mineira de Letras, com abertura realizada pelo Presidente Rogério Tavares em conjunto com o Presidente da Asalemg, Flávio Ramos. Nesta reunião, a Asalemg apresentará painéis para ensinar as academias de letras a elaborarem projetos de captação de recursos, os modelos dos projetos de captação, as burocracias das diferentes leis de captação de recursos, enfim, como dotar as Academias de Letras de capacidade técnica para viabilizarem recursos que lhes permitam sobreviver e, ao mesmo tempo, atingirem seus objetivos de publicações de livros e realizações de eventos.
A Academia Juiz- forana de Letras cumprimenta as demais instituições que fazem parte da Asalemg e coloca- se à disposição para trabalhar em prol da divulgação da Cultura.
Cecy Barbosa Campos- presidente da AJL
Agradeço à Presidente da Academia de Letras de Juiz de Fora, Cecy Barbosa, pela manifestação de apoio à Associação das Academias de Letras de Minas Gerais.
Parabenizo ao jornal EXEMPPLAR pela divulgação e valorização da literatura enfocando e destacando a cultura de Minas Gerais.
E, ao editor, escritor Domingos Antunes, nossa palavra de carinho por sua dedicação aos valores literários das Gerais.
Flávio Ramos – Presidente da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais
Encantada com a união dos grupos, somando forças. Depois da tempestade a primavera floresce.Unidos com o mesmo objetivo.
A Academia Corintiana de Letras parabeniza a todos pela criação de tão signe instituição. Auguramos sucessos constantes e profícuo trabalho em prol das letras e das artes.
Fraternalmente; jorgepatricio
Presidente da Academia Corintiana de Letras.