Teve que se reinventar. Havia sido fortemente afetada pela pandemia, como todo o setor gráfico do país, quando apenas 13% mantiveram o nível de produção, segundo pesquisa da Associação Brasileira da indústria Gráfica (Abigraf). Perdeu 50% do faturamento neste período, demitiu funcionários. Viu no setor de embalagem um recomeço, apostou nisto. “Recuperamos os 50% perdidos e crescemos 30% em relação à antes da crise sanitária”, diz Diogo Aguilera Aleixo Dias, diretor comercial da Primacor Gráfica e Editora, de Belo Horizonte, que completou 20 anos em setembro de 2023.
Dobrou o espaço físico da gráfica, voltou a contratar funcionários – hoje, são 40 ante os 25 no período anterior à pandemia – e a comprar maquinário. Diogo Aguilera informa que a Primacor investiu mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos. A mais nova aquisição é uma impressora Formato 2 que imprime em até 5 cores diferentes ao mesmo tempo, com um formato em até 65×49,5 e 15 mil impressões por hora.
Voltou a ter demanda na produção de material promocional (panfletos, fôlderes, flyers) e comercial. O diretor informa que o setor de embalagens representa atualmente 30% do faturamento da empresa, com previsão de crescimento nos próximos meses. Investiu em acabamentos de caixas para ajudar os clientes a agregar valor ao seu produto. “Hoje, a embalagem não é só para transportar, mas um valor forte para a venda.” Viu aumentar a procura por caixas pela indústria de cosméticos e de moda.
“Vamos continuar investindo neste segmento, junto com os outros, e estamos muito otimistas com o futuro”, afirma Diogo Aguilera, que está na empresa desde o seu início. A Primacor foi fundada em 2003 por seu pai, Vicente de Paula Aleixo Dias, e quatro filhos. Hoje, Diogo está à frente da empresa juntamente com o irmão Igor Aleixo Dias, que é diretor de produção. “Meu pai passou 100% o bastão, assumimos toda a gestão da Primacor e vamos fazer a empresa a crescer mais ainda.”
Números da Primacor
Houve 30% de aumento de faturamento no último 1 ano e meio
R$ 1,5 milhão de investimento em equipamentos. A última compra foi a máquina Ryobi 5 cores, formato 2
40 funcionários (eram 25 antes da pandemia, 16 durante a crise sanitária)
Principais produtos: embalagens, material promocional (fôlderes, catálogos, flyers), agendas, cadernos, calendários
Clientes: indústrias, escritórios de advocacia, agências de comunicação, escolas, universidades
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