O humor desconhece razões. Ele circula pelas emoções. O humor não pede licença, entra e instala-se, de repente, entre o alegre e o triste, entre a confusão e a harmonia, entre o sério e o descontraído. Pode-se segurá-lo, ou não, mas ele já está mais do que alojado; está confortavelmente aguardando para explodir em gargalhadas. Muitas vezes estoura e manda fragmentos de alegria para todos os lados. A razão tenta desarmar o humor que já está em contagem regressiva. Quando muito, é possível retardá-lo; desativá-lo é pura insensatez.
• • •
O bom do humor é que ele não tem conta em banco. Mas muita gente o deposita, em bancos de praças, de rodoviárias, de ônibus, de carros e, até, das igrejas. Ele acontece. Aparece como que do nada. Vem através de pessoas ou situações inimagináveis. Chega em forma de ruídos, resmungos, cochichos, caretas, gestos, palavras, expressões… Ri-se de algo longe, perto, no tempo, na memória, no minuto seguinte. O humor não cabe no tempo, não cabe no espaço, ocupa apenas o sorriso do tamanho da graça e da alma.
• • •
O bom do humor é que ele não vem em caixinhas. O humor faz bem à saúde. Ele relaxa os nervos e os nervosos. Descontrai a musculatura, principalmente a facial. Chega mesmo a ser diurético e pode até causar diarreias, às vezes, necessárias. Limpa o corpo e a alma. Não tem prescrição; em certos ambientes, pede-se, apenas, discrição. Não tem contraindicação; aliás, é indicado sempre, na maioria das circunstâncias. O melhor é que é autoaplicável e contagiante. Na tensão, abaixa a pressão. Descarrega o ambiente e descongestiona narinas, garganta – e sisudez. O riso se torna uma excelente terapia e forma-se, de graça e com toda graça, a terapia do riso.
• • •
O bom do humor é que ele não vem servido em garrafas, mas quebra gelo. Quantas vezes, ele nos auxilia naquelas situações embaraçosas, constrangidas e constrangedoras, sem saída! De repente, como que do nada, lá está ele, pronto para fazer os ânimos se abrandarem. Ufa! Essa foi por pouco. O que parecia um desastre acabou por apaziguar corações. Foi como estourar champanhe. Depois da explosão, um brinde de sorrisos e boas risadas.
• • •
O bom do humor é a não necessidade de reposição de peças. O humor é como uma válvula de escape. Não dá para ignorá-lo, nem desprezá-lo. Ele simplesmente alivia a tensão, o mau humor e a seriedade do dia-a-dia. Muitas vezes, até sem ter do que rir, a gente se pega rindo. Ri do mundo, de si mesmo, da vida! E rir de tudo não é defeito de fabricação humana, nem de desajuste na válvula emocional, nem de caráter. É pura necessidade. Às vezes, achamos motivos para rir das coisas mais absurdas. É como afrouxar um parafuso na alma e, sem motivos aparentes, dar, simplesmente, boas e memoráveis gargalhadas.
• • •
O bom do humor é que faz bem!
Antonio Trotta – Jornalista, escritor e poeta
@atrottamg














Crônica humorada. O mundo precisa de humor.
Verdade. Precisamos todos de uma boa e espontânea risada.
Muito bom começar o mês com texto tão bem-humorado!
Grato. Mês da primavera, do colorido e da vida leve, em folhas verdes de esperança.
Com certeza, a vida fica mais leve com bom humor e um belo sorriso!
Sim. Um belo sorriso é sempre bem-vindo, ainda mais repleto de humor.
Que delícia de texto. Eu, que me pego rindo à toa, sem precisar de motivos para o bom humor, já me vi descrita no humor, igual a ele, sem motivo e sem amarras para levar comigo esse tal humor.
Amei!
Parabéns Antônio Trotta!
Sim. Ri é maravilhoso e não precisa de motivo, basta sentir a graça do humor. Grato.
Bom dia caro amigo …suas palavras chega num momento, onde as pessoas estão perdendo o molejo do bom humor e do riso largo, esquecendo que a alegria e o bom humor é como cultivar um jardim e para ser um bom jardineiro, requer somente boa vontade. Ainda bem que o bom humor não tem contra indicação, caso contrário já estaria no (caps kkkk)… Se não dou conta de algo levo no bom humor, cheguei num ponto que; na minha bagagem só quero o que é leve…me permito rir das pequenas bobeiras, das tirinhas de humor e te garanto que é um excelente remédio. Vamos viver o hoje e bem.
Gratidão pelo texto…e sempre há tempo de sorrir e levar a vida com muito bom humor… Até porque, o que não dá pra consertar, remediado pode estar. Vamos sorrir, sempre teremos algo bom para ensinar e aprender…
Isso mesmo. Ri de tudo, ri do mundo, ri de si. Vida leve e alegre. Afinal, humor e sorriso é o nelhor remédio.
Concordo plenamente e te parabenizo pelo artigo e pela facilidade de se expressar.realmente o bom humor é a chave mestra pra abrir as portas do mundo.
Uma enorme porta. Escancara a vida e facilita. Uito. Grato.
A vida com bom humor é mais leve de se levar.
Com toda certeza. Vida leve.
Tenho o riso frouxo kkkkk
Acredito que o humor salva vidas e transforma a realidade
Bom assim. O humor refresca a vida. Dá mais alegria ao ambiente e as pessoas. Grato.
Leopoldina de Menezes
Feliz é o urubu que passeia no céu azul sem pressa
porque nada lhe interessa
a não ser o vento,
o doce acalento da sua liberdade.
Voo livre e solto clm toda liberdade. Viva as alturas.
Interessante, faz refletir a respeito de sermos os únicos seres a terem a capacidade de assimilar os prazeres da comédia, rirmos de nos mesmos do outro do desconhecido é uma forma de encontrarmos a paz e desopilar o nosso organismo de situações Tóxicas.
Terapia do riso para todos! KKKKK
Excelente sugestão, terapia do riso adorei. Vsleu.
Toninho querido, que delícia de texto! Que seria de nós sem o humor em nossas vidas? Não o perco de vista nunca! Bj
Olá. Que bom. O humor realmente é um grande combustível para a vida. Grande abraço.
Que o bom humor inunde na alma e a torme a vida mais leve!
Que assim seja. Muito humor e vida leve. Sorrir e curtir os bons momentos.
Gente de bom humor vive mais e melhor! Bela crônica! Obrigada!
Vive mesmo e vive de boa gom a vida e tudo mais. Humor é combustível.
Parabéns pelo texto !
Forte Abraço !
Grato meu caro. Grande abraço também.
Ao meu ver os Sorrisos sinceros, abrem portas e o mais importante conquistam corações.
Um abraço
Verdade. Sorrisos sinceros abrem portas, oferece caminhos.
Texto topado…O bom humor é a luz que transforma obstáculos em aprendizado e a rotina em leveza.
Dito e feito. O sorriso transforma e melhora o nosso dia, a nossa vida.
O bom humor faz a alma ficar alegre!
Parabéns pelo texto.
Muito boa lembrança,Trotta! O humor é um remédio para a alma e para o corpo também. Tem tudo a ver com saúde. E saúde é o que interessa, o resto não tem pressa! Parabéns!
Entre flores e perfumes primaveris entra o Humor na letra que não cala, de Antônio Trotta, o poeta inimitável… Ele estrapola na narrativa como uma flor que desabrocha na primavera num largo sorriso que encanta… Nunca li algo tão autêntico sobre o humor, meu amigo querido, Trotta! Você viajou galáxias, colheu preciosas inspirações para se deleitar aqui no papel e abraçar nossa alma. Degustei…refleti… senti…me inspirei…e me identifiquei com tanto humor… Nasci com parte desse humor no meu DNA, rsrs… Não perco uma ocasião por nada, para soltar uma boa piada ou fazer uma analogia bem humorada e arrancar gargalhadas, primeiro minha, rsrs…e a seguir de quem está ao meu redor… Já coloquei humor na dor como analgésico eficaz… E por aí vai…. Gratidão Vitalícia por cada texto…cada jornada, nessa jornal … Abraço Cósmico de Luz: Adony Menezes, sua fã de camarote!