Com arquitetura inspirada nos paredões da Serra da Canastra, o espaço abriga um teatro e uma biblioteca
No próximo dia 1º de março, serão abertas as portas do Centro Cultural UNIARAXÁ, espaço destinado à realização de eventos artísticos e atrações culturais e educativas para a comunidade de Araxá e região. O complexo, de 6 mil metros de área construída, possui um teatro com capacidade para 632 pessoas e uma biblioteca com um acervo de mais de 50 mil livros. As obras do Centro Cultural foram concluídas em dezembro de 2022, conforme previsto em projeto aprovado pelo Pronac e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da CBMM, empresa araxaense especializada em tecnologia de Nióbio.
A inauguração do Centro Cultural UNIARAXÁ será realizada em cerimônia solene, fechada para instituições, empresas, autoridades e imprensa. Nos dias 3 e 4 de março, o espaço será oficialmente aberto ao público com o espetáculo “Ilusion Experience”, dos ilusionistas Henry e Klaus. Na sexta-feira (3), mil crianças das escolas públicas de Araxá assistirão à apresentação, e no sábado (4), o show será aberto para a comunidade, com apresentações às 17h e às 20h.
O professor José Oscar de Melo, reitor do UNIARAXÁ, comenta que o Centro Cultural é a concretização de um sonho para toda a comunidade acadêmica do centro universitário, inaugurando um novo tempo para Araxá e região. “Estamos muito felizes com a finalização do projeto e o início das atividades culturais, que marcarão a nossa história e da nossa cidade. Nossa pretensão é transformá-lo em um centro de excelência para as artes, beneficiando a comunidade regional com um espaço de conhecimento ligado a educação, arte e cultura, destinado a receber produções culturais locais, regionais, nacionais, quiçá internacionais, com inclusão e acessibilidade; um projeto arrojado, comparado a grandes teatros das capitais do Brasil e que, hoje, integra as comemorações dos 50 anos de criação desta instituição de ensino.”
O calendário de eventos abertos ao público será divulgado no site do UNIARAXÁ, em espaço dedicado. O complexo é 100% alinhado às normas de acessibilidade e segurança para oferecer conforto e tranquilidade para todos os públicos. Para Rogério Contato Guimarães, diretor industrial da CBMM, o Centro Cultural UNIARAXÁ será mais uma opção para promoção de Educação e Cultura. “A CBMM e o UNIARAXÁ compartilham os compromissos de contribuição para o desenvolvimento da comunidade de Araxá. Esperamos que o espaço proporcione transformação real na comunidade.”
Com arquitetura imponente e paredes inclinadas, inspiradas nos paredões da Serra da Canastra, o Centro Cultural está localizado ao lado do campus universitário, no bairro São Geraldo, setor oeste de Araxá, e tem entrada pela avenida Ministro Olavo Drummond.
“Acreditamos que o Centro Cultural do UNIARAXÁ será mais um Equipamento Cultural diferencial e refinado, capaz de promover esta constante transformação. Neste espaço crianças, adolescentes e toda a comunidade araxaense terão contato com a educação, a arte e a cultura de forma permanente, e principalmente, diferenciada e de qualidade, com pluralidade e acessibilidade de forma democrática as diversas manifestações, contribuindo assim nas diversas formas de pensar, agir, entender e compreender o novo mundo por meio da arte, da cultura e educação”, comenta Fabrício Borges, presidente da Fundação Cultural de Araxá e Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIARAXÁ.
Teatro
Moderno, em estilo italiano, com capacidade para 632 pessoas, tem estrutura dinâmica e flexível, que, aliada a modernos equipamentos, torna possível a realização de variados tipos de espetáculos e eventos. O palco, em madeira, tem 25 metros de largura e 14 metros de profundidade. Para dar suporte aos artistas, são dois camarins coletivos no primeiro piso e dois individuais no nível do palco, todos com banheiro e chuveiro.
Biblioteca
Centro de convergência com opções para todas as gerações, composto por dois pavimentos com capacidade para 550 pessoas, com sala multiuso, brinquedoteca, área de estudo, acesso a computadores e um acervo atual de mais de 50 mil livros, que será enriquecido com a inclusão da Biblioteca Municipal João Rios Montandon. A biblioteca tem como patrono Atanagildo Cortes, jornalista que fez história e deu importantes contribuições para a cultura local. O mesmo prédio abrigará ainda a sede da Academia Araxaense de Letras, tornando-se fonte geradora de conhecimento, cultura e entretenimento.
Retirada dos ingressos para o espetáculo de sábado (4)
Dias 23, 24 e 28/02 – das 11h às 13h e das 17h às 19h 27/02 – das 11h às 13h