Cerca de 40 mil pequenos negócios mineiros receberam, entre 2020 e 2022, cerca de R$ 1,9 bilhões em empréstimos concedidos garantidos pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Os valores avalizados no estado representaram 16% do total disponibilizado no país e 19% das operações viabilizadas em todo o território nacional. O resultado coloca Minas Gerais em segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empreendimentos que tiveram acesso a crédito nas principais instituições financeiras com o apoio do fundo garantidor do Sebrae.
Criado em 1995, o Fampe já garantiu mais de 30 bilhões em crédito para 540 mil empresas no Brasil. Nos últimos dois ano, os valores das operações realizadas correspondem a cerca de 40% de todo o volume de crédito garantido desde a criação do fundo, e 39% de todas as operações.
Durante o período de pandemia, esse fundo de aval tem sido um dos principais mecanismos utilizados pelos pequenos negócios para terem acesso facilitado ao recurso financeiro. A falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito. Em Minas Gerais, as instituições parceiras são: CAIXA BDMG, SICOOB e Banco Original.
“Nesses últimos anos de grandes incertezas o Fampe foi um alento ao oferecer garantias àqueles que mais precisavam do financiamento para se manterem vivos no mercado. O Sebrae além de apoiar as empresas com o fundo garantidor, também oferece orientação e acompanhamento ao tomador do crédito durante toda a vigência do financiamento, por meio do programa de Crédito Assistido, com o objetivo de manter os pequenos negócios adimplentes com seus débitos”, afirma o analista do Sebrae Minas Igor Martins.
Para saber mais sobre o Fampe e como ter acesso o suporte do Sebrae Minas aos serviços financeiros, acesse o site credito.sebraemg.com.br ou vá a uma das Agências de Atendimento da instituição espalhadas por todo estado. Há ainda o atendimento gratuito pelo 0800 570 0800.