Tradicional e principal competição de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior chega em 2023 a sua 53ª edição. E a Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, que tem um dos principais projetos formadores de atletas no país, conta com nove ex-jogadores nesta edição da Copinha.
A competição já revelou grandes nomes para o futebol brasileiro como, por exemplo, Neymar, Raí, Djalminha, Fred, Kaká, Cafu, Dida, entre outros. Com 128 times divididos em 32 sedes, campeões e vice dos grupos se classificam às fases seguintes, disputadas em mata-mata. Ao todo, serão 255 jogos e os 27 estados estão representados.
Dentre as equipes participantes nesta edição, nove delas contam em seu elenco com atletas com passagem pelas categorias de base do Dínamo. São eles: Caick José (Inter de Minas-MG), Diogo Mora (Ponte Preta-SP), Vinícius Henrique (SKA Brasil-SP), Kauan Ribeiro (Flamengo-SP), Renato Marques (América-MG), Nicolas Prado (Falcon-SE), Ronaldo Neto (Penapolense-SP), Alexandre Junior (Porto Velho-RO) e Glauber Saraiva (Galvez-AC).
Para o supervisor das categorias de base do Dínamo, Rodrigo de Siqueira, o trabalho desenvolvido na iniciação dos jogadores está gerando frutos.
“Vários jogadores que tiveram passagens pelas nossas categorias de base estão alcançando patamares altos. O clube se sente orgulhoso, principalmente por poder oportunizar uma melhora, aprimoramento e crescimento desses jogadores, não só como atletas, mas como seres humanos. Trabalhamos todos os aspectos para que os jogadores possam crescer, se desenvolver e se tornarem profissionais reconhecidos. Isso reforça a nossa função e o nosso trabalho”, destaca.
O projeto
Há 9 anos consecutivos, o clube realiza o projeto “Dínamo Formando Atletas e Cidadãos”. A proposta desenvolvida com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte tem o objetivo de detectar e desenvolver novos talentos esportivos, fornecendo uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento, apoio e acompanhamento dos atletas das categorias de base.
O projeto utiliza a prática esportiva como um meio de contribuir com o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social, promovendo autoconfiança e possibilitando um futuro promissor, como atleta e cidadão.