Cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio da visão e 60% desse número apresentam problemas graves
Foto Freepik
Julho é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Saúde Ocular (10/07). A data foi criada para reforçar a importância do cuidado com a saúde dos olhos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Desse número, 60% dos casos apresentam cegueira ou distúrbio visual mais grave. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.
Os especialistas alertam sobre a sensibilidade dos olhos, que estão sempre em contato natural físico ou químico, como o toque das mãos e resíduos de cosméticos, água, etc..
O oftalmologista do Sistema Hapvida, Erlon Pinheiro, explica que, a consciência do paciente em procurar, periodicamente, o médico para realizar exames oftalmológicos de rotina, é fundamental para evitar danos maiores à visão. “Com o acompanhamento adequado, conseguimos diagnosticar doenças e intervir com tratamentos que podem evitar que o paciente perca a visão”, reitera.
Dentre as doenças mais comuns, Pinheiro elenca as conjuntivites infecciosas; ceratocone e glaucoma, que não são diagnosticados no início e catarata. “Além disso, os pacientes que são diabéticos e hipertensos, que apresentam doença ocular grave”, acrescenta.
O médico do Sistema Hapvida reforça que, o mais importante para manter a saúde ocular é a prevenção. “Que todos tenham a consciência de que é necessário manter as consultas de rotina para que nós especialistas possamos recomendar os exames necessários para detectar as doenças oculares”.
Mais informações
Érica Magalhães
Assessora de Imprensa do Sistema Hapvida em Uberlândia
(34) 99199-9944