Vamos refletir um pouquinho sobre esse enorme desafio? Não é fácil, mas, é possível. E aqui vão cinco dicas que considero como sendo fundamentais nesse período:
1) Estejamos atentos às instruções atualizadas das autoridades nesse momento. ISSO É MUITO SÉRIO. Precisamos pensar de forma coletiva e responsável para que os números do COVID-19 no Brasil não fiquem piores do que já estão. Fazendo a nossa parte, nos sentimos mais tranquilos e felizes por estarmos contribuindo para que o melhor aconteça.
2) Embora seja fundamental informar-se, isso não significa que você deva ficar 24h ouvindo notícias ruins, assistindo cenas trágicas. NÃO FAÇA ISSO! Escolha um momento do dia para atualizar-se e busque fontes confiáveis de informação. Nas outras horas do dia, ouça músicas gostosas, assista vídeos ou filmes que tragam uma sensação de felicidade e bem estar, leia, conte histórias para seus filhos, brinque com os pets, faça comidinhas gostosas, limpe a casa, reveja fotos antigas, ore, medite, mantenha a sua vibração elevada – isso fará bem a você, a sua família e ao planeta.
3) Pense no agora. Há muitas pessoas se desesperando por pensarem a longo prazo. NÃO CAIA NESSA CILADA! É claro que é importante prever algumas coisas: compra de comida (sem exageros), formas de adaptar o trabalho (quando for possível fazer à distância), etc. Mas, devemos nos ater ao momento presente, expressando nosso amor às pessoas queridas e solucionando os problemas de maneira gradual, por prioridade.
4) Pense em termos globais (sistêmicos). É inegável os efeitos nefastos dessa pandemia sobre o mundo, mas, já pensaram nas inúmeras transformações positivas que essa situação tem promovido em termos planetários? As pessoas estão sendo colocadas em primeiro plano em detrimento de uma economia voraz, estão mais conectadas do que nunca, a criatividade tem sido exercitada a todo vapor, a arte tem mostrado o seu enorme valor, pesquisadores estão trabalhando diuturnamente para solucionarem as questões sanitárias e preventivas, contribuindo para o avanço da ciência, todo o planeta unido em torno do maior bem comum: a vida.
5) Exercite sua fé – seja qual for. Mas, não uma fé cega que desconsidera a ciência, os protocolos de segurança das autoridades, o corpo físico que possuímos. Mas sim, uma fé que acalma, que acalenta o coração, que promove a esperança em dias melhores, que inspira a solidariedade para com o próximo, que emana amor.
Mas, se depois de experimentar todas as dicas, ainda assim, está tendo dificuldades para elaborar toda a carga emocional ressaltada pela pandemia, não hesite em procurar ajuda. A psicoterapia pode ser um potente recurso para transpor os desafios emocionais. Fiquem bem.
Se quiser me conhecer um pouquinho mais e ter acesso a vários conteúdos psicológicos de uma maneira simples e objetiva, siga-me nas redes sociais:
Instagram: @psicologamellissaguimaraes
Facebook: Psicóloga Mellissa Guimarães
Youtube: Psicóloga Mellissa Guimarães
https://www.youtube.com/channel/UCHf3tF98WYETzEPWRGKgSsg
Sobre a autora do artigo:
Mellissa Freitas Guimarães é natural de Uberaba, casada, mãe, “boadrasta”, psicóloga graduada pela UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional.