O período de férias escolares, com o trânsito das crianças para espaços abertos e no contato com a natureza, é privilegiado para a promoção da vida ativa e da alimentação saudável. Algumas sugestões nesse sentido podem ser encontradas no Caderno “Vida Saudável na Escola”, lançado em novembro de 2018 pelo Instituto Arcor Brasil.
O Caderno pode ser baixado gratuitamente no site do Instituto Arcor Brasil (www.institutoarcor.org.br ). No Caderno, o Instituto Arcor lembra que a promoção de hábitos de vida saudável é um fator chave a partir dos primeiros anos de vida, para alcançar-se uma cultura de prevenção. Atualmente existem evidências científicas mostrando que os fatores de risco de doenças crônicas são determinados na infância e adolescência.
Assim sendo, a vida ativa e a alimentação saudável são dimensões fundamentais para desenvolver hábitos de vida saudável e, nesse sentido, a escola constitui um excelente espaço para multiplicar as boas práticas.
A vida ativa está associada ao movimento corporal, porém não apenas como uma resposta instintiva. Também conta a qualidade do movimento, estar disposto a movimentar-se e a usufruir dos benefícios advindos dessa atitude (ou não), e tudo isso é aprendido no convívio com outras pessoas.
Deste modo, o período de férias também pode proporcionar ações relevantes na promoção da vida ativa e alimentação saudável. Em termos da vida ativa, o Caderno propõe atividades como: caminhadas e outras atividades esportivas com a família ao ar livre, no campo, na praia ou em espaços como praças públicas e ginásios poliesportivos; visitas a espaços culturais como museus, bibliotecas, teatros, cinemas e centros culturais; leitura de gibis, livros infantis, jornais e outras publicações; brincadeiras diversas, com corda e elástico, bola e dança.
No âmbito da alimentação saudável, o Caderno propõe atividades como: piquenique em família, com frutas e outros alimentos saudáveis produzidos em casa de forma conjunta; em viagens a outros estados, contato e consumo de frutas e outros alimentos saudáveis locais; nas visitas aos avós, maior conhecimento pelas crianças sobre pratos e quitutes antigos e sobre como eles eram produzidos; participação conjunta de pais e filhos na divertida montagem de hortas e na prática da jardinagem.
Foto PEM EE Mathilde: Saltos e corridas ao ar livre, como nesta escola de Bragança Paulista (Foto Adriano Rosa/Instituto Arcor Brasil)
Mais informações:
Instituto Arcor Brasil –
José Pedro Soares Martins/ (MTb 17.572)
[email protected] 55(19) 98396.4297
www.institutoarcor.org.br – https://www.facebook.com/InstitutoArcorBrasil/
https://www.youtube.com/channel/UC10gtUFzD8tk-K5Gdj-Ft3g