Com “Encontros e Despedidas”, Projeto Dança & Magia e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o apoio da Fundação Cultura de Barra Mansa, homenageiam a Estação Ferroviária da cidade e todos os caminhos de ferro que deram um novo rumo à região, além de evocar muitas recordações. Espetáculo acontece no Parque da Cidade no dia 1º de dezembro
Inaugurada em 17 de setembro de 1871, a Estação Ferroviária de Barra Mansa é símbolo de um tempo em que todo o progresso do país se fazia pelos trilhos. A inauguração foi presidida pela Princesa Isabel e por seu consorte, o Conde D’Eu, em pessoa. Foram recebidos na cidade pelo Barão de Guapy, Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, e por uma vasta comitiva de notáveis.
Agora, 147 anos depois, essa mesma Estação torna-se protagonista de uma grande homenagem-espetáculo: o ballet “Encontros e despedidas”, criação original da equipe do Projeto Dança & Magia, que será apresentado no Parque da Cidade no dia 1º de dezembro próximo. O espetáculo marca, mais uma vez, a parceria entre o Projeto Dança & Magia e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, para oferecer à população momentos de beleza e qualidade artística, com entrada franca. Com o apoio fundamental da Fundação Cultura Barra Mansa, será montado um “teatro” com palco concha, som, luz e acomodações para a plateia, no Parque da Cidade, apresentando a estrutura necessária para a realização deste grandioso evento. – O espetáculo no fim do ano promove um encontro das duas principais e mais impactantes organizações culturais da cidade. É a celebração de um ciclo muito importante, são muitos artistas, estudantes e famílias impactadas e envolvidas com esse grande acontecimento. É importante incentivar que aconteça, mas sobre tudo fomentar diretamente a manutenção de um evento como esse – relata Marcelo Bravo, superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa.
Uma ideia construída a muitas mãos
– Feliz da cidade que possui um balé e uma orquestra – comemora Bete Spinelli, diretora técnica do Projeto Dança & Magia e responsável pela concepção do espetáculo. – Nossa parceira com a OSBM e com o maestro Vantoil de Souza coloca Barra Mansa num seleto grupo de cidades, mundo afora, que têm esse privilégio. E este ano a felicidade é ainda maior, pois estamos trazendo ao público um projeto próprio, original e muito especial, que reflete poeticamente a história da região e as transformações decorrentes da chegada da via férrea.
Bete Spinelli elegeu também a obra de Heitor Villa-Lobos para compor a trilha do espetáculo. – Nada mais natural do que trazer a música do nosso compositor maior para este espetáculo – diz. – Villa-Lobos foi um dos maiores entusiastas da brasilidade e até homenageou, em sua Bachiana no. 2, o “trenzinho do caipira”, nome com o qual batizou um dos movimentos mais conhecidos do público – lembra.
O maestro Vantoil de Souza comemora a escolha musical. – Para nós foi um prazer saber que tocaríamos Villa-Lobos – conta. – Sua música é muito cara para nós, estamos acostumados a executá-la em concertos. Juntar o Villa-Lobos e a Dança será uma experiência muito emocionante para nós, para os bailarinos e para o público – alegra-se.
A concepção e o argumento foram desenvolvidos por Bete Spinelli, Maurette Brandt e Mathus Silva. Mathus, também produtor e cenógrafo do espetáculo, demandou uma pesquisa considerável. – Criar este espetáculo tem sido um percurso fascinante, que nos permitiu conhecer melhor essa Estação histórica e sua contribuição para a vida da cidade, tanto no passado quanto atualmente, como o Centro Cultural Estação das Artes – revela.
A supervisora técnica Pâmela Sobral tem se desdobrado para coordenar toda a coreografia que concebeu para o espetáculo, com a ajuda dos professores Gabriela Rocha, Ramon Porto e Luciana Almeida, que atuam como ensaiadores. – O desafio é grande, mas estamos animados – alegra-se. – Alunos e professores estão empenhadíssimos e, com certeza, o público vai se encantar com o resultado – garante.
Uma surpresa do espetáculo é a participação dos alunos de danças urbanas. – Estamos trabalhando esse interessante contraste com muita riqueza e entusiasmo – observa Pâmela. – e contamos com a colaboração inestimável do professor Wender Domingos, que têm emprestado sua energia e criatividade a essa interação entre duas poderosas técnicas de dança – entusiasma-se.
O enredo
“Encontros e despedidas” é livremente inspirado nas várias situações que aconteciam nas estações de trem, que eram realmente a “vida” de muitos lugares, como bem diz Milton Nascimento, em sua canção homônima. Mães esperam filhos que vêm de longe, namorados se despedem entre lágrimas, crianças vêm em bando ver o movimento dos trens. Pessoas se separam e se encontram naquele lugar de trânsito e passagem. Umas vão e querem ficar, outras ficam e querem partir…. Mas o trem não é só para gente: é para gado, para carga, para comida e para o progresso que vem com a indústria. Hoje, os trilhos que transportavam e transformavam vidas dão lugar a vagões que carregam insumos e produtos industriais. – Hoje o trem é chamado de “modal” – sublinha Tereza Mendes, diretora financeira do Projeto Dança & Magia. – Tornou-se um transporte mais voltado para atender à indústria e à produção. São outros tempos e o papel das ferrovias é vital também, mas com um novo propósito – esclarece. – Mas isso não impede que o enredo do espetáculo passeie pelos emoções, sonhos e lembranças que são caros a muita gente que viveu a era de ouro dos trens de passageiros. Acho importante entender o tempo que foi e valorizar o tempo de agora também – declara.
Serviço
Encontros e despedidas – Balé em um ato
Dia 1º de dezembro de 2018, às 20 horas – Parque da Cidade
Endereço: Av. Prefeito João Chiesse Filho, 312 – Antigo Batalhão do Exército
ENTRADA FRANCA
Projeto Dança & Magia
Ficha Técnica
Encontros e Despedidas
Concepção e direção: Bete Spinelli
Supervisão Técnica: Pâmela Sobral
Cenografia, roteiro e produção técnica: Mathus Silva
Ensaiadores, professores e coreografia: Pâmela Sobral, Gabriela Rocha, Luciana Almeida, Ramon Porto e Wender Domingues
Coordenação Técnica: Bete Spinelli
Coordenação Geral: Tereza Mendes
Coordenação de Produção: Viviane Almeida
Coordenação administrativa: Juliana Carminda
Produtor: Mathus Silva
Assistente de produção: Wender Domingos
Programação Visual: Juliano Souza
Direção de Comunicação e Arte: Maurette Brandt
Coordenação de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Amanda Elias
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Diretor Artístico Vantoil de Souza
Regente Associado Daniel Guedes
Regente Assistente Nilton Soares
Produção Joel Alves
Coordenação Administrativa Elisama Neves
Coordenação Financeira Fernanda Fernandes
Supervisão de Patrimônio Alcenir Vieira
Inspetor Francis Dias
Logística Alice Frateschi
Comunicação Fabricio Rezende
Arquivo Rafael Dias, Liziane Costa, Iago Soares e Yuri Silva
Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Presidente (interina) Juliana Rolim
Diretor Executivo Rubem do Nascimento Giranda
Diretor Financeiro Paulo Sergio Reis Silva
SERVIÇO
Realização:
Associação Cultural ARTEMAGIA, MINC, Fundação Cultura Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Patrocínio do Dança & Magia pela Lei de incentivo à Cultura: CCR Nova Dutra – Instituto CCR – MRS Logística – Saint Gobain Canalização. Parcerias: SEST SENAT – Casa de Cultura Arte in Foco – Escola de Dança Spinelli-Centro de Dança de Resende – Fundação Cultura Barra Mansa – Valim Empreendimentos Imobiliários – Prefeitura Municipal de Barra Mansa.
Patrocínio da Orquestra Sinfônica de Barra Mans pela Lei de incentivo à Cultura: CCR Nova Dutra – Instituto CCR – MRS Logística e MINC. Apoio: Saint Gobain Canalização – Fundação Cultura Barra Mansa – Transporte Generoso.
Assessoria de Imprensa: Amanda Elias
(24)98157-3041
[email protected]
www.projetodancaemagia.org.br
https://www.facebook.com/espacodancaemagia
https://www.instagram.com/danca_e_magia/