Curta com direção de Marcelo Leme foi filmado em Poços de Caldas e é inspirado em conto do escritor Alessandro Thomé
Nesta sexta-feira (27) às 18h30 ocorre a exibição do filme “Cão Maior”, no Instituto Moreira Salles (IMS Poços) com direção de Marcelo Leme, adaptado de um conto do escritor Alessandro Thomé, na programação oficial do Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine. Após o filme, o diretor vai bater um papo com os presentes. A entrada é gratuita.
O curta-metragem Cão Maior estreou durante o Festival Internacional de Literatura de Poços de Caldas, o Flipoços, abrindo a mesa Literatura e Informação contra Abuso Sexual, que contou com a nadadora olímpica Joanna Maranhão debatendo abuso infantil junto da escritora Andrea Viviana Taubman, autora do livro “Não me toca, seu boboca!”. O debate foi mediado pelo promotor Sidnei Boccia, que abordou a legislação sobre o tema. Durante a exibição, a nadadora Joanna Maranhão se emocionou. “Não tem como falarmos de abuso sexual infantil e ficarmos alheios e isentos. O filme me emocionou”, disse na ocasião.
Filmado em Poços de Caldas, o filme é uma adaptação do conto homônimo premiado do escritor Alessandro Thomé, adaptado e dirigido por Marcelo Leme. Por se tratar de um tema tão complexo, os realizadores decidiram fazer uma abordagem simples e poética, a partir de imagens que salientassem o drama de uma criança oprimida pela violência.
“Não foi fácil filmar Cão Maior. Uma produção independente demanda muita dedicação. O filme não teve orçamento algum. Tem falhas, sem dúvidas, mas tem carinho, cuidado e respeito pelo tema que escolhemos falar. É preciso falar de abuso sexual infantil e o cinema pode ser uma forma para tal”, salientou o diretor Marcelo Leme.
A obra também será apresentada na Festa Literária de Paraty, a Flip, na cidade de Paraty (RJ) na sexta-feira (27) às 20h30, na Casa Santa Rita de Cássia. Antes da exibição do curta, haverá vários bate-papos falando sobre as multiplataformas para se contar uma história com temas adultos, entre elas ebooks, audiolivros e cinema. O curta também foi selecionado para a Mostra de Cinema de FAMA, em Minas Gerais, e será exibido no domingo (29).
“Ficamos muito felizes em ter o curta na nossa programação oficial. Além de ser o curador da nossa mostra, o Marcelo Leme respira cinema e faz isso com muito amor e carinho. É um presente termos o Cão Maior nessa exibição. É um filme feito em Poços de Caldas, por atores locais, o que destaca a importância da formação em cinema na cidade”, destacou o idealizador e realizador do evento, Bruno Benetti.
Sobre o Festcine
O evento idealizado pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes promove quatro dias de intensa programação gratuita na cidade. A expectativa é de que pelo menos 1 mil pessoas passem pelo evento. As atividades vão acontecer no Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e também no Centerplex Cinemas, no Shopping Poços de Caldas.
O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015. Em quatro anos, já recebem cerca de 800 filmes para exibição e um público de quase 4 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é receber pelo menos 1 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores, teóricos e críticos de cinema como Nalini Narayan, Lêon Moreno, Euler Santi, Letícia Colin, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.
Neste ano o Festcine também inovou e realizou o Drops Festcine durante o mês de maio, com oficinas e exibição de curtas durante um fim de semana na cidade.
O Festcine tem o patrocínio do DME e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Os prêmios da mostra competitiva são oferecidos pela Cristais Cá d´Oro. O evento também tem apoio do Instituto Moreira Salles (IMS Poços) e Centerplex Cinemas.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.festcine.com.br