No próximo fim de semana, entre os dias 29 de junho e 01 de julho, acontecerá no Estado do Amazonas, a 53ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Assim como há 11 anos, os bastidores de uma das maiores festividades da cultura brasileira será apresentado pelo jornalista Diego Gazola.
Em 2007, o varginhense morou em Parintins por dois meses para a produção do guia “Parintins – Ecológico, Histórico e Cultural” da editora Empresa das Artes. A obra, com mais de 200 páginas, é um profundo registro sobre o universo parintinense e contou com o apoio da Amazonastur, Ministério do Turismo e da Prefeitura Municipal de Parintins.
A viagem de 2018 terá início nesta segunda (25), quando o apresentador partirá de Santarém, no Estado do Pará, rumo à Parintins em viagem de barco com duração de cerca de 24 horas pelo rio Amazonas. Desde 2014, as experiências são compartilhadas em tempo real por meio das mídias sociais Instagram e Facebook por meio da hashtag #vamosparaParintins
“Há muitos desafios em se comunicar que além do pulmão, a Amazônia é o coração do Brasil. Poucos associam que o ciclo da água na região Sudeste depende diretamente do regime de chuvas na Floresta. Mitos como que serão devorados por insetos, ou ainda de que no Norte há somente índios e o maior rio do Planeta também estão impregnados no imaginário popular do brasileiro não-amazônida”, provoca Gazola.
O Festival de Parintins é uma ópera a céu aberto em que duelam duas associações folclóricas, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. As apresentações ocorrem no Bumbódromo, uma espécie de estádio para cerca de 20 mil espectadores. Durante as três noites os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.
O Reality Vamos para Parintins é uma produção Muda de Ideia e conta com o apoio da Rádio Toada e Maná Produções. Para mais informações: www.vamosparaparintins.com.br
Diego Gazola
+55 11 994 361 284(WhatsApp)