Nos anos 60 uma voz dominava o cenário radiofônico de São Paulo e levava sonhos, expectativas e emoções a milhares de pessoas ( onde nos incluímos) como eu em todo o interior do Brasil. Era a voz inconfundível de Hélio Ribeiro. Um comunicador que poderia tranquilamente ter se deitado e se acomodado na grande vantagem com que Deus lhe dotou, uma voz única que só por ela o teria levado rumo ao sucesso.
Mas esse homem fez muito mais. Tornou – se o mais talentoso comunicador, levando aos seus ouvintes além do poder da voz, o poder de mensagens maravilhosas que com certeza encontram – se até hoje no coração de muitos e muitos que tiveram oportunidade de acompanhá-lo em uma das inúmeras emissoras em que atuou entre elas: Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie; jornalista, publicitário, pintor, escultor, compositor, professor de Comunicações da USP; redator da UPI; detentor do mais extraordinário currículo em comunicações.
Este foi Hélio Ribeiro, que emprestou seu talento às seguintes organizações brasileiras: Rádio Tupi (duas vezes), Rádio Difusora (duas vezes), Rede Piratininga Jovem Pan (duas vezes), Rádio Bandeirantes (duas vezes), Rede Capital de Comunicações e Radio Globo.Nos Estados Unidos, atuou, como narrador, nas seguintes empresas cinematográficas: Paramount Pictures, Metro Goldwyn Mayer, Twentieth Century Fox, Columbia Pictures e Universal International.
Hélio Ribeiro também foi ainda: Correspondente nos Estados Unidos do Sistema Globo-Excelsior de Jornalismo e da Rede Bandeirantes de Rádio; Aprovado em concurso para a Voice of America (V.O.A.); Correspondente nos Estados Unidos do Jornal Propaganda & Marketing; Produtor Associado da Fundação Cásper Líbero;
Diretor e apresentador do programa O Poder da Mensagem, veiculado e retransmitido pelas seguintes emissoras: Rádio Gazeta (SP), Jovem Pan (SP), Tupi (SP), Gaúcha (RS), Cultura (GO), Difusora (Mogi Mirim-SP), Atlântica (Santos-SP), Independência (PR), Itatiaia (MG), Bandeirantes (SP) e Radio Globo além de uma centena de afiliadas.
Nasceu em 24/07/1935 e faleceu em 06/10/2000, mas foi imortalizado para sempre na dedicação, admiração e iniciativa de um grupo de amigos que transformaram o seu legado em memorial fantástico que em minha opinião deve se acessado e conhecido não só por aqueles que se lembram de seu trabalho mas também por aqueles que queiram conhecer a verdadeira essência do lugar de destaque que a comunicação exerce na vida das pessoas.
Além de gravações, livros e mensagens, os interessados terão acesso também à Rádio Helio Ribeiro onde poderão tirar todas as dúvidas sobre o que comentamos aqui.
Como um conselho de quem militou mais de 10 anos no rádio e que completa 50 anos nos meios de comunicação em 2018, convido aos nossos leitores para conhecer melhor esse fenômeno do rádio chamado Helio Ribeiro e tirarem suas próprias conclusões. Acessem http://helioribeiro.com/ e mergulhem no mundo fantástico do imortal Hélio Ribeiro.
Domingos Antunes Guimarães – Jornalista – publicitário – radialista e escritor e um apaixonado por comunicação de qualidade.
“Este programa é ouvido pela garota do Karmann Ghia vermelho”, dizia Hélio. As traduções de música em seu programa eram verdadeiras poesias comentadas.
Somos da Rádio HR e agradecemos esta importante participação na divulgação dessa magnifica obra do incomparável comunicador.
Nos anos 70, trabalhava em uma Relojoaria em Guaianases e meu patrão gostava de sintonizar a Rádio Bandeirantes. Todos os dias ouvia o Programa O Poder da Mensagem do Hélio Ribeiro. Até hoje ouço trechos de seus programas e suas traduções maravilhosas.