Andamos por aí, eu e meu marido, optamos por envelhecer em movimento. Já trabalhamos muito, o corpo está cansado, a idade avançando cada vez mais rápido (sim! O tempo é diferente conforme a idade!). Vamos seguindo a vida vivendo no nosso Motorhome, cada dia em um lugar, vizinhos novos, conversas inéditas, jardins enormes, casinha pequena. A vida na estrada tem nos proporcionado várias surpresas, não tínhamos ideia do universo que nos aguardava antes de iniciarmos a jornada. Há muita gente vivendo na estrada em casinhas sobre rodas. Algumas são pequenas, construídas em carros de passeio ou kombis. Há as médias, casas completas em vans e micro-ônibus.
Há ainda amplas casas em ônibus, ricamente planejadas e altamente tecnológicas. Encontramos casais jovens trabalhando on line, artistas, artesãos, famílias inteiras experimentando a vida nômade. Há muitos pets, cães, gatos e até uma galinha de estimação já encontramos. Muitos dos encontros são semelhantes aos que tínhamos na nossa casa fixa, bate-papo com amigos, às vezes uma ida a restaurante, um chopinho com outros viajantes, cuidar da casa, ler, assistir aos noticiários no Youtube, futebol e filmes no Netflix.
Dos encontros da nossa vida viajante, alguns me afetaram de forma a ampliar meu olhar sobre os locais por onde passamos. O universo conspira para nos aproximar de gente interessante, locais curiosos e eventos intrigantes. Privilégio que vivenciamos a cada dia. Em todo lugar por aí há gente interessante para conversar e locais bonitos a conhecer. Nesse momento da minha vida tenho mais interesse em coisas estranhas, inéditas, curiosas, vindo de um mundo desconhecido por mim até então. As experiências espirituais têm sido as mais estranhas! Já vivenciamos rituais xamânicos, cerimônias católicas misturadas com umbanda, rituais de cura de todo tipo. Encontramos muitas (muitas mesmo!) pessoas que após experiências espirituais transformaram suas vidas, passaram a viver em locais mais calmos, a trabalhar menos, vivendo de forma mais saudável e mais conectados espiritualmente. É preciso estar disponível de corpo e alma para novos encontros, novas experiências. Quanto mais diferente, quanto mais estranha a vivência, mais interessante! É o que estamos experimentando, nos surpreendendo e nos emocionando pelo caminho…
Maria Élida Machado.













O encontro da foto nos proporcionou belas surpresas, o seu Cirenio é uma pessoa incrível e nos conforta com seu benzimento, adoramos conhecê-lo.
Impressionante como o relacionamento de vcs amadureceu até se difundidem como se fossem um só.
O seu Gil era viajante kkkkk,gostava de viajar .
A Dona Élida de se fixar,dizia ela que tinha tudo planejado para aposentadoria { velhice} um Sofá,uma lareira ,îa fazer tricô e caminhadas ao amanhecer.. kkkkk no entanto os dois se tornaram um só e estão viajando.
Seu Gilberto despertou na Dona Élida,uma élida que nem ela mesma sabia que habitava dentro dela.
Kkkkkkkkk.
Parabéns,curtam bstt e aproveitem,a vida é para ser vivida….
Que amiga observadora eu tenho! Obrigada pelo comentário carinhoso!
Que comentário lindo!!
Cumplicidade, amor, respeito e parceria
E que bom que estás aqui conosco! Sigamos no Exempplar!
É impressionante a disposição de vocês em enfrentar um dia diferente do outro, e sem saber o que vem pela frente.
Parabéns.
Momentos como este alimentam nossas viagens, e cada lugar tem muitas histórias interessantes.
Eu admiro muito esse estilo de vida e quem sabe um dia nos encontraremos pelo caminho.
Boa sorte e sucesso em suas viagens
Obrigada. Será um prazer encontrá-lo!
Quero registrar minha satisfação em ler esta crônica tão bem escrita, parabéns!
A vida em um Motor Home não é para qualquer um, em vista dos desafios diários, que por quanto possam ser leves, exigem a prática constante das qualidades virtuosas, tolerância, humildade, paciência, disposição, boa vontade, entre tantas outras.
Parabéns ao casal, e obrigado por compartilhar suas experiências, que desejo sejam sempre felizes e plenamente exitosas!
Obrigada. Sigamos juntos aqui no Exempplar!
Experiência nova e melhor está sempre a frente!
Essas viagens geram memórias excelentes e diferentes! Aproveitem MUITO
Estamos aproveitando! Curtindo! E escrevendo pelo caminho…
Isso mostra que envelhecer pode ser sinônimo de movimento, curiosidade e abertura para o novo. A estrada revela que a liberdade não está no tamanho da casa, mas na amplitude do olhar. Que continuem colecionando histórias e experiências que ampliem a alma.
Transformamos nossa vida e ampliamos as possibilidades para nosso envelhecimento! Está sendo muito bom!
Muito interessante a escolha feita por vocês, ao invés de se acomodarem junto a casa e família, num momento permitido para isso que é a aposentadoria, vocês desacomodaram e foram viver experiências novas a cada destino. Aproveitem e nos contem aqui.
Muito bom tê-la conosco por aqui também!
Queridos Amigos!
Quantas lembranças maravilhosas vocês guardam com tanto carinho por onde andam e, conseguem nesses relatos.
Teria que ter muitos dias de conversas com muito mate para curtir todas as curiosidades que vocês presenciaram!
Continuem Trilhando a Vida!
É só chegar para um mate! O duro é nos encontrar parados! Kkkk
E continua lendo as crônicas aqui no Exempplar. Muito bom tê-lo conosco.
Ahhh como seus relatos são palpáveis!
Queria eu poder ter uma
Experiência como a de vocês ao menos uma semana por ano! Parabéns casal viva a vida sendo feliz fazendo o que gosta!
Beijo da Zene aqui de Niterói Ari
Que bom estás conosco também aqui no Exempplar. Obrigada pelo comentário!
Viver experiências diferentes nas viagem é uma rica troca de aprendizado.
Vocês têm aprendido/ensinado não só com os viajantes mas com todos os que lêem as crônicas e convivem com voces.
Obrigada querida amiga! Sigamos pertinho…
A vida é mais que trabalho, e vocês resolveram viver intensamente, depois de passarem seu tempo de labuta! Muito bom, Élida e Gilberto! Vivam intensamente, dividindo suas experiências conosco!!!
Até a próxima matéria de vocês!
Que bom que estás conosco também aqui no Exempplar!
Oi. Menina e menino. O véio caipira está esperando o novo livro.
Aguarda…vem aí…
Adorei a escrita de hoje mesmo porque também estou acumulando anos e pretendo quando da aposentaria me manter em movimento e fazer viagens e conhecer lugares talvez de mochila sem paradeiro … Ma o que quero mesmo e conhecer culturas, gentes diferentes, olhares novos sobre a vida e o mundo.
Desejo que vocês vivam o movimento intensamente e continuem compartilhando conosco.
Aguardo a próxima aventura
Vamboraaaaa…nos encontramos por aí!
Você pode escrever algo curto, carinhoso e motivador, por exemplo:
Élida, suas crônicas sempre nos levam junto nessa estrada com você e Gilberto. É lindo ver como cada encontro vira história e nos inspira a olhar com mais encantamento para a vida. Continue compartilhando, é uma viagem deliciosa de acompanhar!Abraços
E sigamos juntos, querida parceira caravanista!
Que inspirador ler e ter acesso a essas experiências de vocês.. muitos de nós, perdidos no meio do trabalho e da vida louca nas cidades, sonha com isso. Eu sou uma delas!! Grata pelo compartilhamento, minha amiga!! Vida longa à casinha e aos seus moradores!
Que bom que estás pertinho aqui no Exempplar!
Como é bom ler teus relatos! Cada dia uma vivência/experiência nova num mundo tão diverso.
Obrigada pelo comentário carinhoso!
E põe diversidade nisso…
É mesmo assim. O universo conspira para que no caminho a gente cruze com pessoas lindas, com imensas afinidades conosco, outras menos, mas sempre são interações incríveis. A exemplo, vocês! Élida e Gilberto ❤️
Sigamos juntas, amiga de estrada!
O importante é viajar, a montagem da casinha não é Tão importante como se pensa, pode ser a pé, de bicicleta, motocicleta pequena ou grande cilindrada, fusca, Kombi, van ou ônibus, qualquer que seja o meio, o importante é estar na estrada.
E vamboraaaaa parceiro! Nos encontramos por aí pelas estradas!
Querida Maria Élida!
Muito grata por compartilhar tantas experiências interessantes. É uma prazer ler as suas crônicas tão verdadeiras é tão bem escritas.
Obrigada! E sigamos juntas aqui no Exempplar!