Nesta quarta-feira de 21 de fevereiro de 2024, dia do “Imigrante italiano” o país irá comemorar os 150 anos da imigração italiana. Estima-se que mais de dois milhões de italianos tenham imigrados para o Brasil a partir de 1874. O maior estado a receber os italianos foi São Paulo com aproximadamente 40%, dividindo as demais porcentagens pelo Rio grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espirito Santo e Rio de Janeiro.
A imigração italiana é por si só uma história impar no Brasil, com uma saga digna de novelas, filmes e teatros. A Itália desde o início dos anos de 1800 passava por um período de fome, pobreza e instabilidade política. Porem depois da Unificação em 1861 a situação piorou o que era muito ruim. A grande solução do governo na época foi ajudar os seus patriotas irem buscar uma vida melhor na América.
O Brasil entrou na disputa por mão de obra e as propagandas que foram feitas em terras italianas sobre o nosso país eram cheias de mentiras, uma delas dizia que brotava ouro da terra e que em pouco tempo estariam ricos, podendo com os anos voltarem para a terra natal. Muitas mentiras e ilusões vendidas aos italianos. A realidade para os que desceram dos navios e conseguiram sobreviverem a grande lotação das embarcações que levava aproximadamente vinte dias atravessando o oceano era um pesadelo. Casos e mais casos de desumanidades, como anos antes tivera acontecido com a escravidão.
Os brasileiros cafeeiros em sua grande maioria, na verdade queriam que os italianos fizessem o trabalho quase que como mão de obra escrava nas lavouras de café, como fizera com os negros. Houve muitas injustiças, brigas, revoltas e mortes. No entanto os italianos mostraram suas habilidades aos trabalhos e o grande desejo de vencer. Com fé, calma e perseverança mudaram as suas histórias e a do Brasil.
Não dá para imaginar o Brasil de hoje, sem o suor e o sangue italiano celebrando as vitórias e os legados deste povo por este país afora. Por isso é que dezenas de cidades brasileiras e instituições ligadas a cultura italiana irão comemorar em 2024 e 2025 os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Entre muitas das ações culturais a serem realizadas várias serão pelo Instituto Luso – ítalo – Brasileiro. Tudo começará oficialmente nesta quarta-feira 21 de fevereiro de 2024, Dia do Imigrante Italiano.
Esta data foi oficializada em 2008 no Congresso Nacional por ser o dia da chegada em 1874 no Porto de Vitória – ES – do primeiro navio com o nome de La Sofia, essa embarcação trazia a bordo mais de trezentos imigrantes vindo da Itália e naquele dia dava o início do processo da imigração em massa dos italianos para o nosso país. A primeira Colônia Italiana com a imigração em massa foi a de Santa Tereza – ES.
O Instituto Luso – ítalo – Brasileiro tem sua sede administrativa na cidade de Varginha – MG, (em processo de reforma), cidade mineira do sul do estado, que tem forte legado dos italianos por todos os cantos do município. A instituição que é Ponto de Cultura reconhecida pelo Ministério da Cidadania e de Utilidade Pública pelo município varginhense, montou uma programação para atingir dezenas de cidades do Brasil que são referência na imigração. A programação incluí desde o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida com uma missa no dia dos 150 anos até a grande festividade jubilar que acontecerá no Cristo Redentor em 17 de março de 2024, (Dia da Unificação da Itália).
– A programação na parte religiosa incluí a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida que pela primeira vez na sua história após ser coroada no Cristo Redentor em 17 de março, terá em seu manto três bandeiras, a do Brasil, do Vaticano e a da Itália. Serão dezenas de cidades e localidades adjacentes ligadas a elas com referência na imigração italiana que receberão a visita da imagem.
– Um estandarte dos 150 anos da imigração italiana com os nomes das 150 cidades mais italianas no Brasil também percorrerá as dezenas de localidades escolhidas.
– Imigrantes italianos e os ítalos-brasileiros até o grau de netos receberão de acordo com um regulamento próprio da organização a Comenda Imperatriz Thereza Cristina – Patrona da imigração Italiana.
Atrações culturais ligadas a imigração italiana de cada localidade farão parte do projeto.
Confira o que está previsto na programação do instituto Luso – Ítalo – Brasileiro para o primeiro mês:
21 de fevereiro de 2024
Dia dos 150 anos da imigração italiana no Brasil
Aparecida – SP
09:00 horas – Missa pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
– Transmissão da missa ao vivo pela TV Aparecida
10:30 horas – Doação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo Santuário Nacional ao Instituto Luso – Ítalo – Brasileiro para as festividades dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Em seguida, partida da imagem de Aparecida a Hospedaria de Imigrantes – Arsenal da Esperança, na cidade de São Paulo. Pelo local passou a menos um milhão de imigrantes italianos desde os anos de 1886.
São Paulo – SP
17:00 horas – Chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida a Hospedaria de Imigrantes – Arsernal da Esperança, na capital paulista, bairro da Mooca. Localidade por onde passaram centenas de milhares de imigrantes italianos.
18:30 horas – Missa na Hospedaria de Imigrantes – Arsernal da Esperança, na intenção de todos os italianos e dos outros imigrantes que passaram pela hospedaria.
03 de março de 2024
Petrópolis – RJ
18:00 horas – Chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida seguida de missa na Catedral de São Pedro Alcântara.
De 03 a 17 de março – Veneração da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Catedral de São Pedro Alcântara.
Cristo Redentor
17 de março de 2024 – Dia da Unificação da Itália
Festividade Jubilar dos 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil
19:30 horas – Lançamento do livro “Imigração Italiana – 1874 a 2024 – 150 Anos – Crônicas de uma Saga Heroica” – do autor Marcelo Nascimento.
20:00 horas – Missa solene pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
21:00 horas – Homenagem com a entrega da Comenda Imperatriz Thereza Cristina para imigrantes e descendentes italianos.
21:30 horas – Apresentação da Orquestra Ribeiro Bastos de São João Del Rei – MG.
Maiores detalhes no site:
www.150imigracaoitaliana.com.br
Realização:
INSTITUTO LUSO – ITALO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECOLOGIA E CULTURA.