Henrique Vieira, araxaense, bastante conhecido em nossa cidade nos meios da música erudita, não só pela sua capacidade vocal mas também por sua intensa militância nos meios culturais da cidade, acaba de conquistar uma justa e merecida homenagem. Afinal sua trajetória musical tem um percurso bastante extenso e sólido.
Começou com seus estudos na Fundação Clóvis Salgado em Belo horizonte onde aprendeu canto, expressão corporal e música brasileira com grandes mestres da época como Zélia Spadano, Joaquim Costa e Lia Salgado além de todo o curso técnico ministrado. Esteve também em São Paulo durante um período onde estudou com Rio Novielo e Neide Thomas. Retornou à Araxá com o aval do então ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira participando da criação da Fundação Cultural Calmon Barreto que teve à sua frente D. Lygia Maneira. Após ser concursado na Escola de Música onde atua há quase 30 anos, ainda encontra tempo para apresentações diversas pelo Brasil. E foi exatamente a gravação de uma destas apresentações, mais precisamente em São João Del Rey, que foi parar nas mãos de Luiz Humberto Von Trecher Trench, presidente da Academia de musica do Brasil, que sensibilizado com o que ouviu, fez o convite para que Henrique ocupasse a cadeira de numero 117cujo patrono é Walter Ribeiro Cardoso. Pelo comentário do Presidente que segue abaixo, da para perceber a importância desta nomeação. Uma evidência clara de que todos aqueles que focam em seus propósitos aliados às suas habilidades acabam por receber recompensas justas e merecidas por seu desempenho e dedicação.
“Henrique Vieira me foi apresentado pelo Pianista Marcos Leite. Ao ouvi- lo em Recital de Lieder ( Canto Cameristico Erudito ) pronto me impressionei.
A beleza da voz, acrescendo- se do Fraseado, da Respiração , do Senso Estilístico e da Interpretação me fizeram crer estar de frente a um dos maiores valores do Canto Cameristico Brasileiro atual.
Chamei o prontamente para ocupar uma Catedra de Imortal na ACADEMIA DE MÚSICA DO BRASIL, que é presidida por mim, constando da Diretoria o Desembargador Federal , Vicente Fonseca e o Embaixador Césario Melantonio.
Confesso que para mim, foi a Descoberta Musical do Ano.”
LUIS ROBERTO TRENCH
Crítico de Música Erudita
Presidente da Academia de Música do Brasil
Parabéns, Henrique! Nós, Araxaenses, nos orgulhamos de você! Merecida a escolha!
Querido Henrique Natal Vieira, parabéns pela conquista.