No sábado, 30 de setembro, a convite do Colégio Amar é…, tive o prazer de participar, como escritor araxaense, da 2ª FLICAÉ (Feira Literária do Colégio Amar é…), evento literário criado para aproximar crianças e autores, fomentando a iniciação à literatura e a formação de novos leitores.
O convite em sí já foi para nós motivo de muita satisfação e orgulho, já que temos por aquela escola uma carga significativa de boas memórias afetivas, desde os tempos que alí matriculamos as filhas: Mellissa e Daniella.
Na atualidade, nossa afinidade com o Colégio, estava ligada à Juju, irmã de uma querida e estimada amiga do meio jornalístico Janaina Sguerri.
Esses já seriam motivos suficientes para minha alegria em participar do evento. E é claro, aproveitar a oportunidade para estar ao lado de grandes autores de nossa cidade como: Cesar Campos, Rafael Nolli, Flávio Otávio (que tive o prazer de conhecer) e Eduardo Jacob que não pode estar presente. Tudo isso com a mediação perfeita, de Tom Araxá, o poeta e carteiro, cuja perícia com as palavras e atitudes bem colocadas traz sempre um algo mais ao momento.
Mal sabíamos quanta gratificação nos aguardava naquele curto, mas proveitoso, espaço de tempo do qual só tive boas surpresas e emoções.
A primeira e a mais impactante delas foi, ao chegar, receber um abraço especial do garoto Israel, um leitor do nosso trabalho, cuja forma carinhosa de abordagem me sensibilizou muito, por seu gesto e pela atenção de seus pais, que ele fez questão de apresentar.
Alguns passos percorridos e nos encontramos com Ademir, amigo de grande estima que não vía há muito tempo. Pessoa de grande conhecimento cultural e instigante nas perguntas, como mais tarde ficou comprovado no debate.
Tive também o prazer de descobrir que Monica, uma das proprietárias do Colégio, é casada com outro grande amigo, Cássio, que também conheço de longa data. E assim, fomos nos inteirando de nossos anfitriões e para minha alegria, percebendo que alí estava reunida uma grande família de amigos, que em sua maioria é também família da minha querida amiga Janaína Sguerri.
No debate, foram surgindo questões relevantes e com elas respostas surpreendentes e esclarecedores sobre cada caso. Em um curto espaço de tempo, foi possível registrar momentos importantes, e acredito, muito além do que era esperado pelos organizadores. E nesse tempo, entre posicionamentos dos autores, do público e das gestoras atuais do Amar é.., Monica, Marcy e da sua família alí presente, pude perceber o altíssimo grau de sensibilidade e de responsabilidade com que o Colégio vem conduzindo suas atividades e trabalhando pela formação de pessoas dentro de um convívio harmonioso, ambiente diferenciado e acima de tudo humano.
Ao final daquela manhã tão gratificante e surpreendente, o amigo Tom Araxá, fazendo justiça ao seu título de carteiro poeta, e de amigo e conhecedor profundo daquela família alí presente, brindou a todos com um lindo poema de sua autoria: Os Três Colibris, homenagem de profundo sentimento e bom gosto à 3 membros da família que foram elevados à um plano superior: Nelita, Durval e Air, os dois últimos recentemente.
Enfim, uma festa literária, linda, bem estruturada, que também contou com a presença marcante da Livraria Nobel. Alunos, pais, professores e convidados como a Academia de Dança CDK, que prestigiou o evento com uma belíssima apresentação musical, fizeram uma manhã alegre e animada.
O 2º FLICAÉ foi um encontro de emoções, sentimentos e sensibilidade que, tenho certeza, deram aos presentes uma dimensão da filosofia, do trabalho e de dedicação do Colégio Amar é…. Por este espetáculo apresentado, pelo convite que me foi feito para fazer parte do evento, pelo reencontro e encontro com tantas pessoas queridas, como os pais de minha amiga Janaina, Sr Amilcar e Sra Marli e por tudo que recebi de acolhimento, atenção e carinho…
Poucas palavras podem resumir meus sentimentos verdadeiros:
Gratidão e obrigado por tudo.
Domingos Antunes Guimarães – especial para o Jornal Exempplar on line
Muito bacana o iniciativas culturais como essa…
Parabéns