A última apresentação da noite de domingo (11) no 29ª Encontro SESI de Artes Cênicas foi o espetáculo circense “Uma família de longe, longe, muito longe”. A Família Malabartes fez o público sorrir e se emocionar no estacionamento da Fundação Calmon Barreto em Araxá.
A artista Rosa Elena deu as boas vindas aos espectadores com um número cativante e surpreendente. De uma mala ela retirou uma bonequinha de pano pra lá de especial: sua filha. A apresentação da dupla encantou, não só pela desenvoltura da pequena artista diante da platéia, como pela sintonia entre mãe e filha.
Logo em seguida os outros integrantes do grupo fizeram suas apresentações com muito malabarismo, palhaçada e equilibrismo. professora de música e atriz Maria Aparecida Paraguassu, 32, elogiou o espetáculo: “eu acho que abordaram bem a parte do visual, gostei muito da interação entre os palhaços, foi uma dinâmica bem feita, souberam improvisar e fizeram números difíceis com os malabares.”.
O elenco, formado pelos venezuelanos Juanluis Moreno Aparício, Rosa Elena, Pascal Nathanael e Salazar Pacal, emocionou os presentes ao falarem de suas raízes e das referências musicais, culturais e artísticas de seu país de origem. Também falaram de tudo que tem aprendido com os artistas circenses brasileiros. Esta foi a primeira apresentação do grupo como Família Malabartes em um palco.
No fim, sob aplausos e emocionados, os artistas agradeceram a hospitalidade brasileira e a oportunidade de recomeçarem sua vida com uma nova profissão aprendida no Brasil.
O Encontro SESI de Artes Cênicas acontece até o dia 25 de Junho, ao todo serão 27 apresentações entre teatro, dança, circo e música e oficinas. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto e Uniaraxá, e patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo e Usina Uberaba através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
por Lara Beatriz Nobre