A higienização das mãos é essencial para prevenir a transmissão de micro-organismos e, consequentemente, evitar que pacientes e profissionais de saúde adquiram infecções relacionadas à assistência à saúde nos hospitais. Esse cuidado engloba desde a higiene simples (uso de água e sabão) à higiene antisséptica (uso de sabonete antisséptico), a fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica (uso de álcool gel) e a antissepsia cirúrgica das mãos.
Dra. Jaqueline Ribeiro
As mãos devem ser higienizadas em momentos essenciais e necessários, de acordo com o fluxo de cuidados assistenciais. Existem cinco principais momentos no cuidado assistencial para a higiene das mãos. Esses momentos são: antes de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpo/asséptico, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.
Dentro das instituições, estes cuidados são estimulados a todos os profissionais de saúde, mas eles também devem ser realizados por acompanhantes e visitantes no contato com o paciente. Como destaca a Anvisa, a correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos. Juntos podemos incrementar nos serviços de saúde as práticas de higiene das mãos para a minimização de riscos e prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, além da questão da resistência microbiana aos antimicrobianos.
Como lavar as mãos
• Abra a torneira e molhe as mãos em água corrente.
• Aplique o sabonete ou sabonete líquido nas mãos e também nos pulsos, garantindo uma cobertura completa.
• Esfregue as mãos vigorosamente, certificando-se de alcançar todos os espaços entre os dedos, a palma e o dorso das mãos.
• Preste atenção especial aos dedos e unhas, passando a ponta dos dedos de uma mão na palma da outra, repetindo o processo e limpando embaixo das unhas.
• Não se esqueça de ensaboar os punhos para garantir uma lavagem completa.
• Enxágue bem as mãos para remover todo o sabonete e sujeira, certificando-se de remover completamente os resíduos.
• Feche a torneira com as mãos molhadas para evitar a recontaminação e economizar água.
• Por fim, seque completamente as mãos usando uma toalha limpa ou papel toalha, assegurando que não fiquem úmidas.
Campanha mundial
Neste ano, o lema da campanha mundial da higienização das mãos é “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize Suas Mãos”. Precisamos cada vez mais nos conscientizar da importância da higiene das mãos e realizá-la. Lembre-se sempre disto ao estar em contato com um paciente e no cuidado consigo mesmo.
Sobre a Unimed Araxá
Referência no segmento, a Unimed Araxá tem atualmente 200 médicos cooperados nas mais diversas especialidades e atende mais de 40 mil beneficiários e aproximadamente 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha.
A cooperativa iniciou suas atividades em 11 de maio de 1989 para atender ao anseio da classe médica em proporcionar um atendimento digno e ético aos clientes e ampliar o campo de trabalho dos cooperados. Desde 2017 tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um Moderno Laboratório de Análises Clínicas. Recentemente inaugurou nas mesmas dependências um moderno Centro de Oncologia, o setor oferece estrutura de quimioterapia.
Em sua Clínica Multidisciplinar oferece atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. O Espaço Viver Bem oferece programas de saúde voltados à melhoria da qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças.
A Unimed Araxá faz parte do maior e melhor complexo de operadoras de planos de saúde do Brasil, com ampla rede credenciada, e quer proporcionar à sua família e aos colaboradores da sua empresa a segurança e tranquilidade para garantir o bem estar e a saúde.